Home Aviação Naval Primeiro pouso a bordo do BPE ‘Juan Carlos I’

Primeiro pouso a bordo do BPE ‘Juan Carlos I’

653
2

No dia 8 de fevereiro, ocorreu o primeiro pouso de uma aeronave da Armada Espanhola no BPE Juan Carlos I (L 61), que foi entregue para marinha espanhola no dia 30 de setembro de 2010.

O piloto da aeronave, o Capitão-de-Corveta Emilio Aceña Medina, Comandante da 5ª Escuadrilla, pousou no spot n° 3  com o MORSA 08 (SH-3D Sea King).

Depois deste primeiro pouso, outros helicópteros pertencentes a 6ª Escuadrilla (Hughes 500) e a 3ª Escuadrilla (AB-212), também realizaram pousos a bordo.

As operações fazem parte do processo de Certificação Aeronaval do navio, cujo próximo passo será a operação embarcada dos caças Harrier AV-8B Plus da 9ª Escuadrilla.

O convés de voo do Juan Carlos I foi projetado para realizar operações aéreoas diurnas e noturnas, com os aviões AV-8B Harrier II Plus e os helicópteros AB-212 e SH-3D Sea King.

Possui capacidade para operar até 30 aeronaves entre helicópteros médios e pesados, quando configurado para operações anfíbias, ou entre 10 e 12 aviões AV-8B, mais um número similar de helicópteros médios, quando configurado como porta-aviões.

Desde a sua entrega à Marinha, em cerimônia presidida pelo Rei Juan Carlos, o navio vem realizando uma série de testes para a sua avaliação operacional.

FONTE e FOTOS: Armada Espanhola

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Olha só, a Armada espanhola ainda voa Sea King!!!
No mais um dos dois únicos designs multí-propósito viáveis p/ a MB, sem ser capenga como o “Mistral” ou caro como o “América”.
Ah, o outro é o italiano “Cavour”, mas precisa ver se devido ao asilo ao “assassino (transformado em militante de esquerda de araque) injustiçado”, os italianos ainda tem interesse em fazer negócio.

OBIS
OBIS
3 anos atrás

LHD “Juan Carlos I” ( L-61 ) ….