Home Aviação Naval Primeiro pouso a bordo do BPE ‘Juan Carlos I’

Primeiro pouso a bordo do BPE ‘Juan Carlos I’

597
2

No dia 8 de fevereiro, ocorreu o primeiro pouso de uma aeronave da Armada Espanhola no BPE Juan Carlos I (L 61), que foi entregue para marinha espanhola no dia 30 de setembro de 2010.

O piloto da aeronave, o Capitão-de-Corveta Emilio Aceña Medina, Comandante da 5ª Escuadrilla, pousou no spot n° 3  com o MORSA 08 (SH-3D Sea King).

Depois deste primeiro pouso, outros helicópteros pertencentes a 6ª Escuadrilla (Hughes 500) e a 3ª Escuadrilla (AB-212), também realizaram pousos a bordo.

As operações fazem parte do processo de Certificação Aeronaval do navio, cujo próximo passo será a operação embarcada dos caças Harrier AV-8B Plus da 9ª Escuadrilla.

O convés de voo do Juan Carlos I foi projetado para realizar operações aéreoas diurnas e noturnas, com os aviões AV-8B Harrier II Plus e os helicópteros AB-212 e SH-3D Sea King.

Possui capacidade para operar até 30 aeronaves entre helicópteros médios e pesados, quando configurado para operações anfíbias, ou entre 10 e 12 aviões AV-8B, mais um número similar de helicópteros médios, quando configurado como porta-aviões.

Desde a sua entrega à Marinha, em cerimônia presidida pelo Rei Juan Carlos, o navio vem realizando uma série de testes para a sua avaliação operacional.

FONTE e FOTOS: Armada Espanhola

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
OBISMauricio R. Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

Olha só, a Armada espanhola ainda voa Sea King!!!
No mais um dos dois únicos designs multí-propósito viáveis p/ a MB, sem ser capenga como o “Mistral” ou caro como o “América”.
Ah, o outro é o italiano “Cavour”, mas precisa ver se devido ao asilo ao “assassino (transformado em militante de esquerda de araque) injustiçado”, os italianos ainda tem interesse em fazer negócio.

OBIS
Visitante
OBIS

LHD “Juan Carlos I” ( L-61 ) ….