O chanceler brasileiro Antônio Patriota revelou recentemente que os Estados Unidos esperam que o Brasil seja o principal fornecedor de petróleo ao país.

Segundo Patriota, os EUA apresentaram interesse de importar petróleo do Brasil. Patriota foi recentemente aos EUA para fazer os preparativos para a visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil nos dias 19 e 20 de março.

O Brasil divulgou recentemente a descoberta de um grande reservatório de petróleo na Bacia de Santos, com um volume entre 5 bilhões e 6 bilhões de barris. Especialistas internacionais consideram que, por problemas de tecnologia, só daqui a dez anos o Brasil poderá será um dos dez maiores produtores de petróleo do mundo.(por Zeng Yun)

FONTE: CRI Online

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dinho

Nada como umas crises árabes, aliadas à confiança na estabilidade venezuelana, para forçar os EUA a abrirem seus mercados para o Brasil.

Cabe ao Brasil aproveitar a oportunidade e estreitar os laços comerciais tornando-se um parceiro estratégico dos EUA, a exemplo do que hoje já ocorre entre Brasil e Israel.

O negócio é ser um pouco mais pragmático e menos ideológico, além de escolher melhor as companias, já que temos tradição democrática.

Wagner

Brasil e Israel ??

Ribeiro

Vamos ver….

Para começo de conversa, existe uma “Orientação” na ANP, que não permite que o Brasil exporte petróleo e sim seus derivados, por razões óbvias…
Mas para isso, é necessário ter capacidade de beneficiamento (refino), e talvez as novas refinarias (PE, RN, CE e MA) e as inúmeras ampliações das existentes que estão ocorrendo não sejam suficientes… Hoje do RS, é exportado diesel “habilitado” para Ameríca Latina e EUA…

Se essa afinidade comercial acontecer realmente, espero que nosso governo tenha capacidade de barganhar compensações….

Coisa