Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação da MB é inaugurado na UFF

4

Representantes da Marinha, da UFF e convidados conhecem o Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à  UFF

A Marinha do Brasil, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), assinou no dia 18 de março um Acordo de Cooperação Acadêmica, Técnica e Científica com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo da parceria é conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública, maximizar os resultados institucionais, unir esforços visando definir as formas de incentivar e facilitar a integração entre a SecCTM e a UFF, prestar apoio mútuo às atividades de pesquisa e prospecção tecnológica, bem como tarefas administrativas decorrentes dessas atividades. O Acordo também prevê programas conjuntos de atividades anuais, incluindo parcerias em bolsas de estudos, abertura de oportunidades para o corpo discente da UFF e pesquisas técnicas alusivas à projetos de interesses comuns.

Na ocasião, foi inaugurado o Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à UFF, coordenado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). O Núcleo está localizado dentro da Escola de Engenharia da Federal Fluminense e conta com infraestrutura moderna e equipe especializada, integrada ao corpo docente e discente da Universidade.

O evento contou com a presença de autoridades militares, representantes da UFF e da Prefeitura Municipal de Niterói. O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Martins Romêo destacou em seu discurso que o trabalho da SecCTM em conjunto com a UFF será um marco para o avanço tecnológico nacional.
O Reitor da UFF, professor Roberto de Souza Salles, durante discurso na cerimônia de abertura, disse que deseja ampliar as parcerias estratégicas nos próximos anos. O Reitor enfatiza que, pensando no futuro, há investimentos na Inovação Tecnológica. “Queremos uma universidade que possa ajudar nosso país a desenvolver. Esse é um acordo especial, que me deixa muito feliz e, com a competência da MB e da equipe da UFF, vamos dar uma alavancada em vários graus na pesquisa. Vamos juntar a experiência da tecnologia da Marinha com a academia.” De acordo com o Diretor da Escola de Engenharia da UFF, professor Hermano José Oliveira Cavalcanti, será a oportunidade de fabricar conhecimento.

Inauguração do  Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à  UFF

Fazendo parte da mesa, o Ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira destacou a necessidade de estreitar laços com universidades brasileiras. Segundo ele, esse acordo dará um salto muito grande para o futuro do Brasil, permitindo a consolidação de uma relação já existente, que vai reunir conhecimentos, competências e ótimos resultados.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da MB, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior ressaltou que essa parceria é muito importante por permitir que os recursos humanos sejam ampliados com a inserção de professores doutores, mestres e graduandos da UFF nos projetos da Marinha. “Nós pretendemos ampliar a capacidade da MB de receber tecnologias, aprimorar o tempo de entrega dos nossos projetos para que possamos atender à tempo e à hora as demandas da Marinha, especialmente nas atividades relacionadas com os programas de construção de submarinos e de navios de superfície. Existem projetos que estamos desenvolvendo com a UFF de longas datas. Alguns deles estão recebendo maior dinâmica em função desse acordo. Já existem projetos concretos com recursos alocados para que essa parceria produza cada vez mais soluções eficazes. Dentre eles o Simulador de Passadiço, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha e o Aprimoramento do Simulador de Passadiço, do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão.”

Para o Diretor do CASNAV, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior esse Núcleo vai permitir uma oxigenação na capacitação do Centro. “Vamos trabalhar com pesquisadores da UFF em diversos projetos que são de interesse da Marinha e do país. Esse acordo vai render ótimos resultados.”

Um novo Acordo de Cooperação da MB com a UFRJ será assinado no dia 24 de março. Essas parcerias vão abrir as portas para a integração das universidades com as Instituições de Ciência e Tecnologia da Marinha, que são o CASNAV, o Instituto de Estudos Almirante Paulo Moreira, o Instituto de Pesquisas da Marinha, o Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo e o Centro de Hidrografia da Marinha.

Assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica, Técnica e Científica com a Universidade Federal Fluminense (UFF)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Opa, eu trabalho na UFF. Se precisarem de um funcionário que tenha dias de mar…, tô dentro, digo, tô a bordo.

Fui da gola, mas

ADSUMUS

MO

Ih Ivan

risos, ali aqueles careta la era pq tinha coqueteu … dispois Marinha, Famoso quem mesmo ???

Abs e boa sorte ai no envio do curriculum

GUPPY

Ok MO.

Por enquanto vou ficar apenas acompanhando. Não vou me apresentar não.
Agora, se pintar uma chance de algum trabalho envolvendo viagem, monitoramento/observação de algum equipamento cujo desenvolvimento a UFF esteja envolvida, posso falar com o Magnífico Reitor que nunca fiquei ‘mareado”. Rsrsrs.

Abraços

GUPPY

Agora um off-topic:

Lá no Aéreo tem um post intitulado “CARREIRA – Força Aérea Brasileira lança guia inédito de profissões militares”.

Seria interessante a MB seguir o exemplo e publicar todas as especialidades que ela oferece para os seus militares.

Abs