Ataque à Líbia já reduziu inventário em aproximadamente 20%

Especialistas em defesa do Reino Unido informaram que pelo menos 12 mísseis Tomahawk foram disparados a partir do SSN Triumph nos primeiros quatro dias de combate na Líbia . Se esta informação estiver correta a Royal Navy utilizou aproximadamente 20% dos seus 64 nos movimentos iniciais da guerra.

A situação pode se tornar constrangedora para o governo se o submarino fosse realmente o único navio no alcance dos alvos e não conseguiu cumprir a missão por completo.

Acredita-se que existem planos para rearmar o Triumph com mais mísseis ou enviar um outro submarino para o local com o propósito de substituí-lo.

O Triumph pode transportar até 25 mísseis ou torpedos. É possível que ele tenha sido armado com 20 mísseis de longo alcance e provavelmente utilizou perto da metade disso.

Perguntas surgiram questionando o motivo do número de Tomahawks não ter sido aumentado durante o último ‘Strategic Defence and Security Review’ do ano de 2010, que destacava o papel dos submarinos como arma de ataque.

“Nesta taxa, estamos utilizando perto de cinco ou dez por cento do nosso inventário por dia e a situação poderá ficar insustentável em breve”, disse uma fonte da indústria de defesa. “O que acontecerá se os ataques forem além da segunda semana: Ficaremos sem munição.”

Muitos dos 64 mísseis estão em manutenção porque o combustível e os componentes eletrônicos necessitam de verificação periódica.

No entanto, um oficial da Royal Navy disse: “Se necessitarmos de um submarino em ação, nós teremos um. Você deve ter
em mente que o Reino Unido é parte de uma grande coalizão.”

A Royal Navy também informou que pode utilizar os estoques de mísseis da US Navy em caso de emergência.

Um funcionário do Ministério da Defesa disse que “na medida em que nós destruímos os alvos estáticos as oportunidades para usar o Tomahawk diminuirão”.

Os esforços para manter a Zona de Exclusão Aérea estão custando milhões para os cidadãos britânicos. Os quatro primeiros dias de combates custaram algo em torno de £28,5 milhões.

O custo para ter quatro Tornado GR4, três Eurofighter Typhoons e mais aeronaves de apoio em ação é estimado em £3.216.000 por dia. Um Tornado custa £33.000 por hora de voo, incluindo combustível e treinamento da tripulação e o Typhoon perto de £80.000 por hora.

Os mísseis Storm Shadow e os Tomahawks custam £1,1millhão e £800.000 cada respectivamente.

FONTE: The Telegraph

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

O lado da US Navy, nesta mesma questão:

“The Navy is so well stocked that it can fire up to 255 of these weapons a year without making a significant dent in its budget, or its capabilities to replenish supplies, said the official, who was speaking off-the-record at a private meeting. The Navy purchases 196 Tomahawks each year.”

(http://www.informationdissemination.net/2011/03/cost-value-of-tomahawk-cruise-missiles.html)

Wagner

CURIOSO

Eu não vejo críticas a RN quando vem estas matérias. Mas quando é problema na Russia ou França, nossa, aparecem críticas ferozes…

RN: DECADÊNCIA. E DEPENDÊNCIA DOS EUA.

daltonl

“RN: DECADÊNCIA. E DEPENDÊNCIA DOS EUA.” Wagner… franceses e britanicos são dependentes dos EUA ! Mas não vejo esta dependencia como humilhante e sim que fazem parte de uma coalizão onde um deles, os EUA, é muito mais forte. A contribuição britanica vai além da RN, reabastecimento aéreo por exemplo ! O fato dos britanicos estarem mais comprometidos no Afeganistão do que os franceses, libera mais recursos para os franceses investirem na Libia, assim funciona uma coalizão. No momento tanto os HMS Ocean e Illustrious encontram-se em manutenção, fosse dois anos atrás, o Charles de Gaulle estaria inviavel da mesma… Read more »