Ontem à noite, um submarino da classe Trafalgar disparou novamente mísseis Tomahawk, durante um ataque coordenado.

Em declaração, o Chefe do Estado-Maior da Defesa, o Major General John Lorimer disse:

“Forças armadas britânicas voltaram a participar de uma ação coordenada contra os sistemas de defesa aérea da Líbia em apoio a Resolução 1973, do Conselho de Segurança das Nações Unidas“.

“O Reino Unido lançou mísseis Tomahawk de um submarino classe Trafalgar em alvos de defesa aérea, como parte do plano da coalizão para fazer cumprir a resolução.

“A Grã-Bretanha e os seus parceiros internacionais continuam envolvidos em operações para fazer cumprir a estabelecida zona de exclusão aérea  e ao embargo de armas à Líbia.”

O submarino está posicionado na costa da Líbia, junto com as fragatas HMS Cumberland (Type 22) e HMS Westminster (Type 23).


Ambos os navios de guerra estavam envolvidos com a evacuação de cidadãos britânicos do país do Oriente Médio no início deste mês, tendo o HMS Cumberland transportado mais de 400 pessoas em segurança para Malta.

A Marinha Real continua a realizar bloqueio naval à região litorânea, proporcionando um efeito dissuasor muito visível e evitando que as canhoneiras da marinha líbia lancem ataques contra civis em terra.

Os navios de guerra também tem como objetivo impedir que armas sejam entregues ao país, deste modo, os helicópteros Merlin e Lynx estão realizando patrulhas regulares na costa e um destacamento de fuzileiros navais está a bordo pronto para  entrar em ação, no caso de defesa do navio ou como equipe de busca, para quaisquer tarefas operacionais futuras.

FONTE e FOTOS: RN

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Acho completamente inapropriado o uso de Tomahawks agora, onde já está estabelecida a superioridade aérea.
Jogando dinheiro fora.
A menos é claro que o IADS líbio ainda esteja operando num nível capaz de oferecer ameaça à uma incursão aérea, coisa que duvido.

joseboscojr

Mudando de pato pra ganso, esse Type 23 é bem bonito. Lembra um pouco as classes de destroyers americanos pré Spruance, como o Knox, CFA, Garcia, etc.

Mauricio R.

O arranjo de convés corrído é mais limpo e organizado, daí a beleza do design.
Mas, bonito fotex da RN.

daltonl

Não seria o uso de Tomahawks necessário Bosco porque há uma quantidade relativamente pequena de aeronaves operando a partir de grandes distancias necessitando de revo ? (palpite)

abs

joseboscojr

Dalton,
Mas levando-se em consideração que um Tomahawk não adianta muita coisa e que em geral precisam ser lançados vários (?) e que cada um não fica por menos de 3 milhões de doletas, acho que só seria justificável contra um alvo altamente crítico (que me parece difícil de existir nesse teatro), que não tivesse como ser “agendado” em tempo hábil
Mas eles lá devem saber o que estão fazendo e eu devo estar equivocado.
Um abraço.

Ivan

O Reino Unido fez uma opção.

Operar Submarinos Nucleares com mísseis de cruzeiro na Royal Navy e caça-bombardeiros baseados em terra na Royal Air Force.

Retirou de serviço os Porta Harrier classe Invencible por medida de economia, que, possivelmente, seria o meio mais adquado de operar na costa da Líbia, embarcando 9 (nove) ou 12 (doze) Harrier II GR-9.

Uma nação que construiu sua história (e sua riqueza) no mar, tem uma marinha de guerra cada vez menos armada.

Abç,
Ivan.

GUPPY

josebosco disse:

“Mudando de pato pra ganso, esse Type 23 é bem bonito. Lembra um pouco as classes de destroyers americanos pré Spruance, como o Knox, CFA, Garcia, etc.”

What’s meaning CFA ?

joseboscojr

Guppy,
Me referi a classe Charles F. Adams de destróiers.

MO

Maurice Bosco relli do 3rd Watch, acrescenta ai os FS tambem !!!!!

GUPPY

Ok, Bosco.

Thanks.

Abraços

joseboscojr

MO,
A classe Forrest Sherman faz parte do “etc”.
rssss

MO

Eu sabia Bosco, era apenas para citar nominalmente a classe, infelizmente a excessão de alguns, desconhecida por quase todos (Proporcionalmente falando, claro) por aqui.

<del datetime=”2011-03-27T16:07:46+00:00″>”Coquetei e Social”del> , ops digo ‘Porcos e Navios’, opa digo Portos e navios (nunca acerto …) atentacem mais para estes detalhes e menos infos de quem foi nos coqueteis …

Rodrigo

No ritmo de ataques atual está dando para o Kadaffi se recuperar.

Sem manter pressão nas forças dele 24h, está brincadeira irá longe ainda.

Vader

Armas foram feitas para serem usadas…

lppassos2000

A imagem de um míssil saindo de dentro d’água sempre impressiona