PROSUB: atrasos no pagamento custarão caro ao país

4

Fontes da área de defesa revelam que custará caro ao Brasil atrasar pagamentos à francesa DCNS – que está construindo um estaleiro e cinco submarinos para o Brasil. O programa, chamado de Pro-Sub, teve o repasse de 2011 reduzido de R$ 2,1 bilhão para R$ 1,5 bilhão; porém o contrato assinado com a França prevê pesadas multas por atrasos. Aliás, o Brasil já atrasou no pagamento do sinal, ainda na gestão de Lula, e multa foi devidamente cobrada.

O estaleiro, localizado em Itaguaí (RJ), deve ficar pronto em 2016 e o primeiro submarino em 2022. Quatro submarinos serão convencionais e o quinto terá estrutura apta a receber propulsão nuclear, com motor produzido pela própria Marinha do Brasil – uma vez que não é permitida transferência de tecnologia na área nuclear.

A DCNS contratou, sem licitação, a Construtora Odebrecht. Como o pagamento é feito, indiretamente, pelo governo brasileiro – que paga aos franceses e estes repassam parte do valor à Odebrecht – o Tribunal de Contas da União fez sete inquirições à Marinha sobre o problema.

FONTE: Monitor Mercantil

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júlio

Tiroteio em submarino nuclear britânico acaba com uma morte

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5057304-EI8142,00.html

andersonrodrigues1979

Até quando vamos pensar no dinheiro gasto na construção e desenvolvimento de equipamento de defesa como custo e não como investimento, como deveria ser, infelizmente quem mais perde com isso é a sociedade, agora pensem em participar de um programa de desenvolvimento como o Gripen NG onde existem muito mais incertezas por ser um projeto “novo”.
Infelizmente isso não da votos.
Muito Triste

Mauricio R.

E aonde está a presteza da MB, em atender ao TCU???

Vader

Quanto mais atraso e mais multas melhor. Mais leitinho pras crianças…

Depois pergunta-se porque o projeto do SNB tem 40 anos…