English/Anglais SubDec2001M October 6, 2001 Barrow-in-Furness, Cumbria, United Kingdom The Casing Officer and the last three members of the casing party finish securing HMCS Windsor for the voyage to her new home port of Halifax, Nova Scotia. Built in Britain for the Royal Navy as HMS Unicorn (Upholder class), HMCS Windsor is the second of four Victoria-class submarines in Canadian service. Photo by Alan Rowlands

Français/French SubDec2001M Le 6 octobre 2001 Barrow-in-Furness, Cumbria, Royaume-Uni L'officier du pont extérieur et trois membres de son équipe achèvent de préparer le NCSM Windsor en vue de son voyage à destination de son nouveau port d'attache, Halifax (Nouvelle-Écosse). Construit en Grande-Bretagne, le NCSM Windsor, le deuxième des quatre sous-marins canadiens de la classe Victoria, était antérieurement le HMS Unicorn (classe Upholder) de la Marine royale. Photo par Alan Rowlands

Marinha canadense tem torpedos errados para seus submarinos

A Marinha canadense planeja manter o país seguro, tão logo comecem a funcionar seus torpedos. O país possui submarinos comprados de segunda mão (já marcados por reparos e upgrades), incapazes de disparar os torpedos MK-48 que eles possuem atualmente. Quando o Canadá adquiriu a sua atual frota de quatro submarinos da Grã-Bretanha, em 1998, eles foram ajustados para torpedos britânicos. Na época, o Canadá investiu fortemente no moderno sistema do torpedo MK-48 e não quer abandoná-lo.

Como qualquer cliente tentando justificar uma compra de segunda mão, na frente de um obstáculo, eles perceberam que ainda era um bom negócio. Eles “canadizaram” os submarinos mas, 13 anos depois, eles ainda não chegaram à parte do armamento.

“A Marinha canadense sempre desejou, para a classe de submarinos Victoria, carregar e disparar o torpedo Mark 48″,  escreveu Denise LaViolette,  diretora de relações públicas da Marinha, em um e-mail. “A certificação inicial de armas irá progredir no início de 2012, no HMCS Victoria para as operações do Pacífico seguido ainda nesse ano pelo HMCS Windsor para as operações do Atlântico “.

No final de março, o governo canadense demonstrou interesse para 36  Kits de Conversão de Torpedos, quando a U.S. Defense Security Cooperation Agency (DSCA) emitiu um comunicado. Estes kits vêm com peças de reposição e apoio logístico para atualizar o estoque atual de torpedos MK-48 de Mod 4 para Mod 7. O custo estimado é de $ 125 milhões, mas a venda não foi concluída ainda.

O  torpedo Mod 7, desenvolvido pela Marinha dos EUA (USN) e a Royal Australian Navy (Marinha Real Australiana) em 2006, é  ideal em águas profundas e tem avançada capacidade de enfrentar contramedidas, de acordo com a Marinha dos EUA. A Marinha canadense já tem alguns em estoque, mas está esperando para atualizar todos os “empoeirados” torpedos Mod 4 , incapazes de serem disparados por causa de um problema de engenharia.

“Nós estamos reutilizando grande parte de nossas armas existentes para criar um inventário de armas mais novo, mais capaz e mais barato de manter”, escreveu LaViolette. O HMCS Corner Brook é o único submarino operacional, atualmente  em algum lugar do Oceano Pacífico. Em sua viagem inaugural, o HMCS Chicoutimi pegou fogo quando os cabos de potência imersos na água do mar provocaram um incêndio mortal. Um marinheiro morreu.

Os submarinos estão passando por manutenção. Quando da compra de 1998, os submarinos foram a melhor opção em termos de tecnologia não nuclear disponível, disse Roger Sarty, um historiador naval na Universidade Wilfrid Laurier. “Dentro dos limites do nosso orçamento de defesa, não há a possibilidade de manter todos os operacionais o tempo todo “, disse ele. “Meu palpite é que a Marinha provavelmente gostaria de ter um operacional em cada costa. ”

Quando foi disparado o último torpedo por um navio canadense?

O historiador naval Roger Sarty disse que a última vez que a Marinha canadense disparou um torpedo, no campo de batalha, foi provavelmente durante a  parte mais intensa da campanha da Normandia, em 1944, ou durante o transporte de um comboio aliado à Rússia em 1945. “Nós não disparamos muitos torpedos de nossos navios de guerra. Na Segunda Guerra Mundial os torpedos não eram tão confiáveis. Os oficiais preferiam os canhões “, disse ele.

Naturalmente, não vieram torpedos pois a Marinha não possuía submarinos até 1960. Sarty não acha que a Marinha tenha disparado qualquer torpedo durante a Guerra da Coreia, porque o inimigo não tinha grandes forças navais. Sarty disse que o objetivo principal de possuir submarinos é dissuadir os agressores e manter estoque de recursos subaquáticos.

FONTE: The Star

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

As pragas rogadas nesses submarinos foram somente americana, francesa/espanhola, alemã, holandesa ou tdas elas juntas???

joseboscojr

O Mk48 mod 7 e´eficaz tanto para operações litorâneas como para águas profundas.

André

Em suma, atualmente a marinha canadense tem submarino para que?

Wagner

Até a marinha canadense tem seus problemas…

daltonl

“Em suma, atualmente a marinha canadense tem submarino para que?”

Eu diria André, que para manter a proficiencia das tripulações, mesmo
usando os “barcos” como MTS, ou seja, treinando no pier mesmo.

Eventualmente os problemas com os torpedos serão sanados, mas,
a necessidade de treinar e reter os tripulantes, todos altamente qualificados é algo que se perdido, muito custará para se ter novamente.

sds

Guilherme Poggio

“Em suma, atualmente a marinha canadense tem submarino para que?”

Ainda podem ser utilizados como uma excelente arma para minar regiões em total silêncio

André

Valeu pela atenção e respostas, daltonl e Poggio.
Sds

Ivan

Mestre Dalton,

Porque os submarinos classe Vitoria não preservaram a capacidade de disparar os velhos torpedos ingleses?

Sds,
Ivan.

daltonl

Grande Ivan…

os canadenses já utilizavam o MK-48 desde os tempos dos “Oberons”
igualmente britanicos, comprados por eles, portanto tendo investido pesadamente nesses torpedos e sistemas no passado, nada mais indicado que continuar com eles.

abraços