O Brasil está sediando desde 15 de abril a UNITAS-LANT 2011, uma série de exercícios navais conjuntos com os Estados Unidos, México, Argentina e Peru. A partir do dia 26 de abril, terça-feira, o exercício militar iniciará sua etapa do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, as Marinhas dos países participantes participarão de uma entrevista coletiva no Comando do 1º Distrito Naval na terça-feira, 26 de abril, às 15h.

Na quarta-feira, 27 de abril, a Marinha dos EUA abrirá o navio USS Nitze à imprensa credenciada às 10h, na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), na Ilha do Mocanguê.

Além do exercício militar, as Marinhas dos países participantes da UNITAS se confraternizarão numa tarde de eventos esportivos também na quarta-feira, 27 de abril, entre 9h e 16h, na Base Naval do Rio de Janeiro.

Durante a etapa de Salvador, os países participaram de diversos exercícios navais, que incluíram operações aéreas, exercícios de disparos e treinamento de reabastecimento de embarcações em alto mar.

A UNITAS – “unidade” em latim – é o mais tradicional exercício naval conjunto do mundo, com o objetivo de treinar as forças navais de cada país participante em diversas simulações marítimas. As Marinhas das nações envolvidas no exercício atuarão como integrantes de uma força-tarefa multinacional, melhorando assim a interoperabilidade.

A UNITAS é um exercício naval conjunto realizado anualmente desde 1959, patrocinado conjuntamente pelos Estados Unidos e países sul-americanos.

A UNITAS desenvolve e cultiva relações com o objetivo de aumentar a capacidade das forças navais. Este exercício anual aprofunda a cooperação amigável entre os países participantes.

O Comando Sul das Forças Navais dos EUA (COMUSNAVSO) e a Quarta Frota (CF4) apoiam as operações militares conjuntas do Comando Sul num amplo espetro ao proporcionar principalmente a presença marítima para assegurar a liberdade de manobra no domínio marítimo, fomentar e sustentar relações cooperativas com parceiros internacionais para explorar integralmente o mar como espaço de manobra com o objetivo de aumentar a segurança regional e promover a paz, estabilidade e prosperidade no Caribe, América do Sul e Central.

Após a etapa do Rio de Janeiro, a UNITAS seguirá para Rio Grande (RS).

FONTE: Comando Sul/Relações Públicas/Consulado dos EUA no Rio de Janeiro

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

#@#$@#@DFWE%%T#$%@#@$@#%#$ ……

Quem me conheçe sabe o que eu estou pensando ….

Abrir para imprensa ….

me resta morrer de dor de cotovelo, um dia aindo vou em um AB/OA

Luiz Padilha

MO se vc quiser vir, eu te levo a bordo. Estás afim?

MO

Tks Pad

Claro que adoraria

But Money que é good, nois no have as RRJ is to far to go a pé …

Luiz Padilha

Então tá.
Eu poderia fazer o seu milagre, mas, o tar de money, nós num have, so…….!

MO

obrigado pad

mais uma que conta para aquela estoria que o mundo acabara mesmo

o nitze dando sope e eu nada …..

Acho que virarei moonge budista da sagrada egreja do triangulo retangulo quadrado para nao ir pro Acre, ops digo enferno, vulgo periferia de São Vicente/SP São Visselva/SP (cuja localização geografica de sua periferia vai desde a divisa no Itararé até os Tambores na Zona Noroeste Faroeste, siguinificando toda area de SV

MO

Olha so que coisa

Fonte das fotos é coreense via USN ….

Ou seja se nós (Orgçaon oficiais) não prestigiamos, como exigir …