Marinha do Brasil utiliza VANT na Operação ‘Amazônia 2011’

1

A Marinha do Brasil, representada pela Força Naval Componente Solimões (FNC 100), tem utilizado o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) durante a Operação “Amazônia 2011”, exercício conjunto entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, que acontece até o dia 3 de junho.

O emprego do VANT, denominado “Carcará”, tem o propósito de aprimorar o adestramento das tropas na Operação “Amazônia”, auxiliando no reconhecimento de áreas de difícil acesso, compilação do quadro tático e indicação de possíveis alvos de forma silenciosa e sutil.

Dentre outros recursos, o aparelho é equipado com uma câmera de 360º, que permite acompanhar o movimento de alvos. O modelo utilizado pode voar durante uma hora e meia, num raio de, aproximadamente, oito quilômetros. Chega a 3 mil metros de altura e tem velocidade máxima de 75 quilômetros por hora.

A utilização desse modelo, fabricado por uma empresa nacional, com a mais moderna tecnologia conhecida, permite incursões de tropas de maneira segura e eficaz, poupando custos relativos a material, bem como vidas humanas.

A Operação “Amazônia” é o nono exercício desse porte realizado na Região Amazônica desde 2002, envolvendo, este ano, aproximadamente 4.500 militares, e tendo o propósito de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente de selva.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
thally

Muito bom, esta de parabéns esse site .. Deu para entender perfeitamente o que é VANT e aprender um pouco mais !! 3 bjs (: