Filipinas vai receber 8 ‘cutters’ classe Hamilton ex-USCG nos próximos 5 anos

7

Em sua nova estratégia de reaproximação da Ásia, os EUA estarão transferindo 8 “high endurance cutters” classe “Hamilton”, da USCG (US Coast Guard) para a Marinha das Filipinas.

Os navios de 3.250t que poderiam ser classificados como fragatas, têm propulsão CODOG (motores diesel e turbinas a gás), podem fazer 28 nós de velocidade e autonomia de 14.000 milhas.

O USCGC Hamilton (WHEC-715) foi transferido para as Filipinas no dia 13 de maio e rebatizado como BRP Gregorio del Pilar (PF-15). O navio está nos EUA passando por modificações e treinando sua primeira tripulação. A entrada em serviço do navio permitirá a desativação do BRP Rajah Humabon (PF 11), de 67 anos de idade.

O USCGC Chase também foi desativado recentemente e foi transferido para a Nigéria.

Os navios serão usados principalmente para patrulhar o disputado  Arquipélago Spratly, no Mar da China Meridional, que pode conter reservas de petróleo e gás.

NOTA DO EDITOR: Parabéns à Marinha das Filipinas por receber esses belos navios.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Chefia,

Pelo que sei, o “Chase” já foi transferido para a Nigéria……!!

Mauricio R.

Será que c/ uma “guarda costeira”, cujo orçamenteo não viesse do MD mas de outros minístérios, que cuidasse de capitânia dos portos, marinha mercante, fiscalização de navios, sinalização marítima, EEZ, proteção a pesca, combate a poluição, desastres no mar, etc; não auxiliaria a MB a se concentrar exclusivamente em seu papel militar???

Mauricio R.

As datas das transferências:

USCGC Chase (WHEC-718) (Decommissioned March 29, transferred to Nigerian Navy May 13) Nigeria

USCGC Hamilton (WHEC-715) (Decommissioned March 28, transferred to the Philippine Navy May 13) Philippines

(http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FHamilton_class_cutter&ei=xjztTfiXLYS-tgfxxfSLAQ&usg=AFQjCNEht0MPVfkkQKKfaSsFtCZIWF-frA)

Marco Antônio

Mauricio R. disse:
6 de junho de 2011 às 17:45

Já imaginaste se a população em geral e os representantes políticos concluissem,diante disto, pela desnecessidade de uma Marinha de Guerra? Pelo que o povo em geral e os representantes concebem a MB, arriscaria dizer que foram enumeradas as mais significativas missões da MB (ao enumerar as atribuições de uma GC). 😉

Guilherme Poggio

Caro Mauricio R.

Já pensei e repensei nesta possibilidade e é difícil chegar a uma conclusão final.

Primeiramente deve-se lembrar que a criação de uma GC aumentaria os gastos da União, além de duplicar algumas fuções já a cargo da MB.

Como nossa ZEE é mostruosa, seria necessária uma GC muito bem estruturada para exercer plenamente sua função, incluindo unidades navais de médio porte como OPVs,

O meu medo é ter uma GC que não cumpra integralmente suas funções e uma Marinha debilitada com recursos menores. Esse seria o pior dos mundos.