De 13 de junho a 21 de julho, o Navio Oceanográfico Antares (H 40) realizou um levantamento hidrográfico ao largo da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, entre as Ilhas Maricás e Tijucas.

No serviço, foi utilizado o sonar de varredura lateral Teledyne Benthos C3D interferométrico, que coleta, simultaneamente, a batimetria e a intensidade do retroespalhamento acústico, permitindo gerar boas imagens tridimensionais do fundo oceânico. O trabalho inédito possibilitou certificar a potencialidade do sistema e qualificar os oficiais e praças hidrógrafos em sua operação.

Dentre as feições captadas por esse equipamento, destaca-se o casco soçobrado da carta náutica nº 1506, que se refere ao ex-Contratorpedeiro Paraíba (D 28), detectado com precisão na posição de latitude 23º 05,72’S e longitude 042º 59,73’ W.

Os resultados do levantamento hidrográfico terão aplicação dual, sendo utilizados tanto para a atualização da carta náutica 1506, como para a geração de produtos para apoio às operações navais nas proximidades da Baía de Guanabara.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação poderá adotar esse mesmo procedimento nas áreas de aproximação de outros portos brasileiros.

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Ozawa

Incrível a imagem do glorioso “Lobo do Mar” ! Segue um breve trecho de seus derradeiros momentos para ilustração e em honras diante de sua fúnebre imagem…

“Vendido em leilão, [o CT Paraíba] saiu a reboque em fevereiro de 2005, com destino a Alang, Índia, aonde deveria ser desmontado. O navio começo a fazer água e afundou nas coordenadas 23° 05.745′ S / 042° 59′.521 W ao largo das Ilhas Maricás. O navio está inteiro, inclinado num ângulo de aproximadamente 45º sobre bombordo, a uma profundidade de 52 metros…”

Fonte: Wikipédia

Mauricio R.

Eí, será que c/ esse brinquedinho novo, não seria possível caçar o cruzador “Bahia”???