Especial 95 anos da Aviação Naval: Esquadrão HS-1 (Esquadrão Guerreiro)

0

O primeiro Esquadrão de Helicóptero Anti-Submarino (HS-1), foi criado em 26 de janeiro de 1965, e tem como missão principal a detecção, localização, acompanhamento e ataque a submarinos (ASW) e alvos de superfície (ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.

Além de sua missão principal, o HS-1 também pode ser utilizado em outras missões secundárias tais como: transporte de tropas, evacuação aeromédica (EVAM), busca e salvamento (SAR), humanitárias, espotagem de tiro torpédico ou de foguetes, entre outras.

Para cumprir sua missão, o HS-1 dispõe de aeronaves SH-3A  Sea King (Agusta SH-3D) e SH-3B Sea King (Sikorsky SH-3H), conhecidos como Guerreiros, que podem ser armadas com torpedos anti-submarino Mk.46, bombas de profundidade MK.9 ou mísseis Exocet (AM-39), usados contra alvos de superfície.

Configurado para transporte, pode levar até 24 passageiros ou 15 macas para evacuação aeromédica.

Em 2008 foram adquiridas 4 unidades do helicópteros S-70B Sea Hawk  semelhantes ao MH-60R da US Navy, capaz de realizar missões ASuW e ASW , recebendo a designação de MH-16 Sea Hawk e as matrículas de N-3032 a N-3035.

Durante a Paris Air Show 2011, foi anunciada a compra de mais duas aeronaves, de um total que poderá chegar a 12 unidades.

Para missões ASuW, o MH-16 vai utilizar o radar APS 143(V) C3 e mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7 e para as missões ASW, o sonar DS 100 HELRAS , torpedos MK.46 e cargas de profundidade.

Seu atual Comandante é o CF Claudio Grilli.

” AD ASTRA PER ASPERA”

(É Árduo o Caminho para os Astros)


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments