Especial 95 anos da Aviação Naval: Esquadrão HA-1 (Esquadrão Lince)

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O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das fragatas classe “Niterói”, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios.

Ao HA-1 são também atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, busca e salvamento (SAR) e EVAM.

O HA-1 atualmente opera com 12 aeronaves Westland Super Lynx Mk-21A (AH-11A), sendo 7 adquiridas novas e cinco remanescentes dos Sea Lynx Mk-21 (SAH-11), que sofreram atualização para a versão Super Lynx, na fábrica da Westland em Yeovil.

Com a chegada das aeronaves mais novas, a missão do Esquadrão foi ampliada para atender a todos os meios de superfície, com plataforma de pouso, da Esquadra.

Armamentos como torpedos antissubmarino (Mk-44 e 46), bombas de profundidade e os mísseis ar-superfície Sea Skua, fazem parte de sua configuração de combate.

Em 2008, foi assinado contrato com a empresa FLIR Systems INC. para a aquisição do sistema estabilizado multisensor de vigilância “FLIR” (Equipamento de Observação Infravermelho) Star SAFIRE III. Esses sistemas começaram a ser instalados em agosto de 2010 nas aeronaves do HA-1, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A da MB.

Apartir deste ano, o sistema FLIR entrou efetivamente em operação no HA-1.

Seu atual Comandante é o CF Fabio Muller Vidal.

“Invenire Hostem et Delere”

(Encontrar o Inimigo e Destruí-lo)

NOTA do EDITOR: leia a matéria sobre o voo no Super Lynx com FLIR na revista Forças de Defesa nº2.

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DarkAngel

Olá pessoal, sou novo no site. Alguém sabe se os 12 Super Linx receberão o sistema FLIR, ou será que apenas os 7 mais novos? Está prevista alguma outra modernização na aeronave como por exemplo quadro de instrumentos do tipo glass cockpit ou algo do tipo?

Wiltgen

DarkAngel, a MB adquiriu uma quantidade de FLIR para equipar todas as suas aeronaves Super Lynx e não está previsto nenhum tipo de modernização com relação a Glass Cockpit.

Você terá mais informações sobre a modernização dos Super Lynx e a instalação/operação do FLIR, nas edições n°1 e 2 da nossa revista Forças de Defesa.

Abraços,