A Fragata Independência (F 44), é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil e a quinta de uma série de 6 fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pelo AMRJ – Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.

Teve sua quilha batida (casco 71), em cerimônia conjunta com a da Fragata União, em 11 de junho de 1972 e foi batizada e lançada em 2 de setembro de 1974. A madrinha foi a Sra. Luci Geisel, esposa do Presidente da Republica Exmo Sr. Ernesto Geisel.

Entre as autoridades presentes a cerimônia de batismo da Independência, estavam o Presidente da Republica Sr. Ernesto Geisel, o ex-Presidente da Republica Emílio Garrastazzu Médici, o Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Geraldo de Azevedo Henning, o Comandante de Operações Navais Almirante de Esquadra José de Carvalho Jordão e o Diretor do AMRJ Vice Almirante Álvaro de Rezende Rocha.

Fez-se ao mar pela primeira vez em 11 de dezembro de 1978 para realizar as provas de mar e foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada em 3 de setembro de 1979 através da Portaria n.º 1488 de 27/08/79, pelo CEMA AE Carlos Auto de Andrade, em cerimônia que contou com a presença do MM, AE Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, do Governador do Rio de Janeiro, Sr. Chagas Freitas e do Diretor do AMRJ, VA (EN) Hugo Friedrich Schieck Júnior.

Seu primeiro comandante foi o CMG Jorge Cardoso de Mendonça e o seu atual Comandante é o CF Sérgio Vieira Reale.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a “Leo Pirata” acessando o NGB.

FOTO: Cb Ladislau (DIV-1)

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Alguns apelidos de nossas fragatas são óbvios ou encontrei explicação, como Pioneira, Lili, Deusa, Urso.

Há navios que receberam apelidos macabros, como o “Firestal” do ex-USS Forrestal, por razões óbvias também.

Mas…Léo Pirata ! Alguém saberia dizer porque motivo a Independencia
recebeu este carinhoso apelido ?

Vassili

dalton,

nas duas fotos acima…………. ela num está adernando pela popa??????? rsrsrsrsrsss………….

abraços.