Apostando no futuro nuclear do país, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, ou Poli-USP) está desenvolvendo seu primeiro curso de engenharia nuclear.

Pelo programa, as aulas devem começar em março de 2013 com salas de aula, laboratórios e alojamento para os estudantes, que serão construídos ao lado do Centro Experimental  de pesquisa da Marinha em Iperó, 72 km da capital de São Paulo.

A Marinha do Brasil já desenvolve trabalhos em Iperó para o Programa Nuclear do país, incluindo um sistema de propulsão para submarino nuclear. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) também está usando o local para construir o Reator Multiproposito Brasileiro (RMB) para a produção de radioisótopos usados em medicina.

A USP é uma das maiores instituições da América Latina do ensino superior, com aproximadamente 90.000 alunos.

De acordo com o vice-diretor da Poli-USP, o professor José Roberto Castilho Piqueira, “Nossa estrutura curricular não será inteiramente dedicada à construção de plantas de geração de energia nuclear. Ele também vai incidir processamento de materiais, uma área com um grande futuro para do país, considerando a nossa riqueza de urânio. Além disso, aplicações médicas e produção de drogas não serão esquecidas.

FONTE: http://oilprice.com

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments