Comandante-em-Chefe da Esquadra visita a Fragata ‘União’

7

O Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, Comandante da Força-Tarefa 710.1, decolou, no dia 9 de outubro, da Fragata “Niterói”, Capitânia da Força-Tarefa, para visitar a Fragata “União”, durante os exercícios da Operação “TROPICALEX”. Os navios, que suspenderam da Base Naval do Rio de Janeiro em 6 de outubro, estavam navegando ao norte do Arquipélago de Abrolhos, conduzindo exercícios para adestramento dos meios da Esquadra e preparo da Fragata “União” para participar, como Capitânia, da Maritime Task Force (MTF) da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano (UNIFIL) comandada pelo Contra-Almirante Luiz Henrique Caroli.

Na visita, o Vice-Almirante Guerra percorreu as diversas incumbências da Fragata “União”, observando o excepcional nível de preparo do navio na parte de material e de pessoal. Pôde observar a preocupação com o conforto da tripulação, a motivação e o excelente nível profissional de todos a bordo.

Durante a Operação “TROPICALEX”, a Fragata “União” está realizando diversos exercícios, destacando-se o tiro com canhão de 4.5”; aproximação e transferência de carga leve; abastecimento no mar, com apoio do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”; manobras táticas; desembarque rápido, por aeronave, de mergulhadores de combate; guerra anti-submarino; e guerra eletrônica, além de exercícios de controle de avarias.

Os exercícios visam aprimorar o nível de adestramento da tripulação, deixando-a pronta para os novos desafios que enfrentará em sua nova missão, que terá a duração de aproximadamente oito meses, operando em águas estrangeiras.

A Operação “TROPICALEX” está envolvendo cerca de 1600 militares. A Força-Tarefa é composta pelas Fragatas “Niterói” (F40), “União” (F45), “Greenhalgh”(F46) e “Bosísio” (F48), pela Corveta “Barroso” (V34), pelo Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), além de 2 aeronaves UH-12/13 “Esquilo” e 3 aeronaves AH-11A “Super Lynx”.

Durante a Operação, alguns meios navais atuam em apoio aos exercícios, são eles os Submarinos “Tikuna” (S34) e “Tamoio” (S31), o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” (K11), a Corveta “Caboclo”, o Navio-Patrulha “Gurupá” e Navios-Patrulha do Comando do 2º e 3° Distritos Navais, além de uma aeronave P-95 e duas aeronaves A-1 da Força Aérea Brasileira.

A Fragata “União” atracará em Recife (PE), no dia 13 de outubro, permanecendo no Porto até o dia 19, quando suspenderá com destino ao Líbano.

FONTE: Marinha do Brasil

NOTA DO EDITOR: Observar na foto do alto o novo macacão operativo de cor azul marinho.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Nosso AOR caturrou feio, na foto!!!
Tropeçou em alguma marola???
Mas hoje são os novos macacões, amanhã quem sabe, serão os navios.
Claro, desde que a MB esqueça esse non sense, de escoltas de 6.000ton.

Mauricio R.

Galante,

Creio que isto independe da vontade da MB, virão se houver verba, se serão de 2.000 ton, 4.200 ton ou 6.000 ton, somente se e qndo houver orçamento p/ tanto.
Ou serão outra megalomania, tal qual o submarino nuclear, cujo timing não poderia estar mais errado, ou a restauração do acervo de museu aeroespacial.

marciomacedo

Tomara que venham as escoltas de 6 mil, o quanto antes. Segundo o Defesanet, entrou areia nas negociações com a Inglaterra para as T – 22 B3. A Isto é, numa nota que foi ignorada neste e em outros sites, disse que viriam as T-42.

MO

Ow excetuando um erro de visão minha (devido aos meus pobrema de olho, me tirem um duvida:

Esta jaqueta navy blue da MB é padrão novo ou estaria si confundindo e é uniforme comum que eu não tinha visto ou prestado atenção ?

José da Silva

Aleluiahhhhhhhhhhhhh

A BARROSO saiu com a Esquadra.

Ufa, finalmente o último navio dos planos navais (1904/06) dos Almirantes Júlio de Noronha e Alexandrino esta pronto, navegando e operante.

A America, a China, a Russia e nossa futura colonia no novo mundo (Portugal) que se cuide!!!