A fim de atender a uma solicitação de socorro recebida pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, a aeronave de serviço distrital do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5) foi acionada na manhã do dia 12 de outubro.

A missão da aeronave Albatroz 54 (UH-12 Esquilo N-7054) era resgatar um tripulante do Barco Pesqueiro PRIMAVERA VIII, que havia sofrido esmagamento com amputação de três dedos da mão direita.

A embarcação encontrava-se na posição aproximada de 13 milhas náuticas a SE do Farol de Albardão, localizado no litoral do Rio Grande do Sul.

A boa qualidade das comunicações rádio e a prontidão das guarnições dos faróis do Chuí e Albardão, aliadas ao grande espírito marinheiro do Mestre da embarcação, contribuíram sobremaneira para o bom andamento da faina e a redução da exposição da aeronave ao risco.

Com a descida do médico a bordo da embarcação foi realizado um curativo na mão do acidentado e verificada a possibilidade de se realizar o içamento do mesmo pela alça de resgate (“SLING”), sem precisar colocá-lo na maca.

Após o término do resgate a aeronave realizou um abastecimento no Farol do Albardão, pousando, posteriormente, na Área de Pouso Administrativa do 5º Distrito Naval, onde uma ambulância removeu o paciente para a Santa Casa do Rio Grande.

Mais uma vez, o Esquadrão HU-5 contribuiu para a salvaguarda da vida humana no mar, motivando grande satisfação, não só para os tripulantes da aeronave, como para todos os “Albatrozes”.

Coroando o êxito da missão, o proprietário do BP RIMAVERA enviou a seguinte mensagem de agradecimento:

Quero imensamente agradecer todo o empenho e dedicação no resgate do tripulante do barco Primavera VIII. Sabemos que nesta hora, podemos contar com a nossa Marinha do Brasil, que sempre nos tranquiliza e em especial a família de nossos pescadores … Não há preço que pague essa ação de resgate! Deixo um sincero MUITO OBRIGADO, à DelItajai e a toda equipe do SALVAMAR SUL … Um forte abraço a todos!

NOTA do EDITOR: BRAVO ZULU HU-5 e SALVAMAR SUL!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments