O Navio de Tanque Almirante Gastão Motta (G 23), é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil.

Em 24 de julho de 1986, teve o seu financiamento aprovado em reunião do Fundo de Marinha Mercante, sendo sua construção autorizada em 15 de dezembro de 1987, com o intuito de complementar o Navio Tanque Marajó (G 27), e substituir o Navio de Apoio Logístico Almirante Gastão Motta (G 29) (ex-NM Itatinga, do Lloyd Brasileiro), que teve sua conversão para uso naval cancelada, e acabou sendo vendido em 1987.

Foi construído pelo estaleiro ISHIBRAS – Ishikawajima do Brasil S/A, no Rio de Janeiro, teve sua quilha batida em 11 de dezembro de 1989, e foi lançado ao mar e batizado em 1º de junho de 1990, tendo como Madrinha de Batismo a Sra. Maria Elisa Boisson Motta, viúva do Almirante Gastão Motta.

Estiveram presentes a cerimônia, além do Presidente da ISHIBRAS, Embaixador Manoel Pio Corrêa, o Diretor de Engenharia Naval, VA (EN) Élcio de Sá Freitas, e o ex-Ministro da Marinha, AE Henrique Sabóia.

Depois de realizar as provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 26 de novembro de 1991, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-maior da Armada, Almirante-de-Esquadra João Baptista Paoliello.

Seu atual comandante é o Capitão-de-Fragata Ricardo Lindgren Carvalho.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do “São Bernardo” acessando o NGB.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio lopes bezerra

Gostei de encontrar a matéria sobre o navio tanque Gastão Motta G23, trabalhei na construção deste navio na Ishibras, boas lembranças,lembro que esta navio teve um problema de projeto e foi necessário fazer uma cesariana e colocarmos barras de ferro gusa para manter a sua estabilidade devido a superestrutura ficar desproporcional.

Lopes.

MO

opa, obrigado pela info !!!, por projeto ele seria maior ?