No período de 16 a 24 de novembro, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) embarcou no Navio-Aeródromo São Paulo com duas aeronaves para cumprir a missão “Helitrapo I/ Verificação Inicial A-12” com destino à cidade de Santos-SP.

No primeiro dia de operação foram realizados os circuitos necessários para qualificação do Comandante do Esquadrão, além da requalificação de dois pilotos a bordo do NAe São Paulo.

Além disso, foram feitos vários circuitos CCA (circuito de aproximação controlada) com a finalidade de prontificar o espelho de pouso visando o retorno do navio às operações aéreas noturnas.

No dia 18 de novembro, o Esquadrão encerrou a sua participação na primeira etapa da missão com o transporte administrativo de várias autoridades locais e da Marinha do Brasil para bordo no Navio-Aeródromo, entre elas os prefeitos das cidades de São Paulo e Santos.

Entre os dias 19 a 21 de novembro, período no qual o navio encontrava-se atracado no porto de Santos, as duas aeronaves Pégasus retornaram para São Pedro da Aldeia com o fim de cumprir inspeções periódicas mandatórias no Esquadrão.

Antes de retornar ao A-12, as aeronaves foram empregadas no transporte do Comandante da Marinha e do Comandante do Estado-Maior da Marinha Francesa para a NUCLEP, localizada no município de Itaguaí-RJ, além do sobrevoo na região de Macaé para verificação do vazamento de petróleo na região.

No dia 23 de novembro, já operando com as duas aeronaves a bordo do A-12, o Esquadrão qualificou mais um aviador naval em pouso diurno.

À noite, neste mesmo dia, o Esquadrão HU-2 galgou o passo mais importante da missão. Após 6 anos, um cavaleiro do Pégasus voltou a ser qualificado em pouso noturno, retomando assim, as operações aéreas noturnas a bordo do navio capitânia da Esquadra.

FONTE e FOTOS: ComForAerNav

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
dario_avalosf

Descer à noite no PA. Sonho de qualquer piloto. Parabéns a equipe.