No mesmo dia do aniversário da Esquadra (10 de novembro), foi inaugurado o Centro de Operações da Esquadra (COE), em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

O COE é um projeto moderno e inovador onde foram utilizados os mais avançados recursos tecnológicos no apoio às atividades de Comando e Controle.

O monitoramento em tempo real, a realização de videoconferência com outros Centros e o compartilhamento de dados, imagens e informações permitirão à Esquadra ter o pleno controle e acompanhamento de seus meios navais e aeronavais.

Com a sua operacionalização, a Esquadra garantirá a agilidade do processo de Tomada de Decisão, extremamente necessária no mundo moderno, onde a velocidade da informação requer reações e decisões rápidas.

Além do enfoque tático, o COE foi concebido para atuar, adicionalmente, em nível operacional, com tecnologia, material e pessoal que lhe capacita a assumir, em caráter contingente, as atribuições do Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimas (CCTOM), tema de uma das matérias da segunda edição da Revista Forças de Defesa.

O novo Centro de Comando e Controle dispõe de avançados recursos e nasce para acelerar e enriquecer a consciência situacional marítima, contribuindo, de forma decisiva, para a consecução dos propósitos da Estratégia Nacional de Defesa (END).

FONTE e FOTOS: MB

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Wiltgen

Só uma pergunta:
Onde fica esse COE?? Em Brasília? No Rio?
Ou é segredo de estado??

MO

White River/AC

Alias corolario a eu mesmo, vcs viram que Beirute fica near a Bacia de Campos ? mais um pouquinho aparecia o AC

bunitim, mas so serve pros engravatados bibelots ? (pergunta, sem ironia, tanto eh que tem dois ngravatados bibelots na foto e no telao zoiando themselves e detaçhe pelo naipe das cocos = ie karekas, ali naquela sala deve ter uns 7.000 anos

Franz A. Neeracher

Creio que a Bacia de Campos serve para comparar com a área que a “União” esteja patrulhando!

Engraçado como é difícil conseguir informações detalhadas sobre as forças armadas no Brasil…

Luiz Padilha

O COE fica na BNRJ junto ao COMENCH. A bacia de campos apareceu apenas para comprar o tamanho da área que a União está operando para as pessoas terem a dimensão do trabalho da mesma.
O COE servirá para que o almirantado tome decisões mais rápidas e eficazes.

Wiltgen

Coral Sea, o Padilha já respondeu a sua pergunta!

Abs,

Franz A. Neeracher

Padilha + Wiltgen

Muito obrigado…..

Gostaria de sugerir um tema para futuras reportagens:

Como funcionaria o Alto Comando no Brasil em caso de guerra?
Onde se encontrariam os generais, almirantes, brigadeiros e etc…..?

A partir dos ministérios em Brasília? Ou existe um comando central?

Creio que nunca lí nada a respeito……seria interessante saber mais sobre isso!