No dia 05 de dezembro, em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, nas dependências do Estaleiro INACE – Indústria Naval do Ceará, em Fortaleza, ocorreu o Batimento da Quilha do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “RIO XINGU”, contratado pela Diretoria de Engenharia Naval àquele Estaleiro.

O AvHoFlu “RIO XINGU” é o 2º de uma Classe de quatro navios a serem construídos a partir do Relatório de Estudo de Exeqüibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval que possuem as seguintes características:
– Comprimento Total 24,5m
– Comprimento Entre Perpendiculares 24,0m
– Boca Moldada 6,5m
– Pontal 2,6m
– Deslocamento Leve 95,4t
– Deslocamento Carregado 140,0t
– Calado Leve 0,91m
– Calado Carregado 1,23m
– Velocidade Máxima 10 nós
– Tripulação: 02 Oficiais, 04 SO/SG e 08 CB/MN
– Principais Compartimentos (relacionados com a atividade fim):
Laboratório Seco (20m2); e
Paiol de Material Hidrográfico.

Os navios desta Classe recebem nomes de importantes rios brasileiros. Especialmente, o Rio Xingu, que é um símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira. Ao longo de seus 2,7 mil quilômetros, ele corta o nordeste do Mato Grosso e atravessa o Pará até desembocar no rio Amazonas, formando uma bacia hidrográfica de 51,1 milhões de hectares (o dobro do território do Estado de São Paulo) que abriga trechos ainda preservados do Cerrado, da Floresta Amazônica e áreas de transição.

Os AvHoFlu destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

A INACE venceu a licitação para a construção do lote de Avisos-Hidroceanográficos, ao qual se integra o AvHoFlu “RIO XINGU”, comprometendo-se, com isso, a incrementar sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.

Os quatro AvHoFlu serão entregues até novembro de 2012, e sua construção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos recursos financeiros.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments