Processo seletivo para a formação de Oficiais da Marinha Mercante

2

Processo Seletivo de Admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON)

 

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, publicou o Edital relativo ao Processo Seletivo de Admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON), disponível em www.dpc.mar.mil.br, www.ciaga.mar.mil.br e www.ciaba.mar.mil.br.

O Oficial de Máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo que, nessa última função, é responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas instaladas nos grandes navios mercantes que singram os mares do mundo.

O Oficial de Náutica é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como de Oficial de Quarto de Navegação, depois como Imediato e, após, como Comandante, sendo que, nessa última função, é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos oceanos.

O Processo Seletivo destina-se a ocupar as seguintes 250 vagas:

 CURSO  CIDADE  LOCAL  TURMAS  VAGAS  INÍCIO  TÉRMINO
 ASOM  Rio de Janeiro  CIAGA  01/2012  30  16/04/2012  23/11/2012
 Rio de Janeiro  CIAGA  02/2012 e 03/2012  60  04/06/2012  21/12/2012
 ASON  Belém  CIABA  01/2012 e 02/2012  50  16/04/2012  19/11/2012
 Rio de Janeiro  U.PETROBRAS  01/2012 e 02/2012  60  16/04/2012  27/03/2013
 Belém  CIABA  01/2012 e 02/2012  50  16/04/2012  10/05/2012

São requisitos para participar do Processo Seletivo:

  • a) Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado;
  • b) Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado;
  • c) Ter entre 18 (dezoito) e 40 (quarenta) anos em 01 de janeiro de 2012;
  • d) Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino;
  • e) Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares, assim como demitido por perda de posto e patente;
  • f) Em caso de candidata do sexo feminino, não estar grávida; a ocorrência de gravidez durante o Curso acarretará no cancelamento da matrícula, devido à incompatibilidade com as atividades exercidas durante a realização do mesmo, as quais podem resultar em riscos à vida da gestante e do nascituro;
  • g) Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;
  • h) Possuir um dos seguintes cursos de graduação (nível superior) oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC):
  • h.1) Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas – ASOM
  • – Bacharelado em Engenharia: Naval, Mecânica, Industrial Mecânica, Produção Mecânica, Produção Industrial, Mecatrônica, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Automação e Controle.
    – Tecnologia: Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Fabricação Mecânica, Metalurgia e Materiais ou Mecatrônica.
  • h.2) Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica – ASON
  • – Bacharelado: qualquer Engenharia, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática, Física, Química, Química Industrial,Estatística, Economia ou Informática;
    – Tecnologia: Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval ou Naval.
    – Licenciatura: Matemática, Física ou Química.
  • i) Não ter tido a matrícula cancelada no ASOM ou ASON, por qualquer motivo, há menos de dois anos a contar das datas de matrícula nos Cursos oferecidos pelo presente Edital;
  • j) Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • k) Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
  • l) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais); e
  • m) Cumprir as instruções estabelecida no Edital disponível na página www.ciaga.mar.mil.br.

O Processo Seletivo estabelece a realização de um exame de conhecimentos, com provas de Matemática, Física, Português e Inglês, apresentação de atestados médicos e exames de saúde e teste de suficiência física, com provas de corrida e permanência n’água.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Pereira

Primeiro parabéns pelo site, é muito bom e bem elaborado.

minha dúvida é a seguinte, se eu for aprovado no curso, depois da formatura eu tenho que obrigatoriamente seguir carreira na marinha ou posso pegar o diploma e seguir carreira na área de petróleo ?

MO

pode, mas nao faça isso, mais um pra avacalhar a mercante, deixe a vaga pra quem quer ser mercante