Depois de construídos pelo estaleiro INACE e entregues pelo Brasil à Marinha da Namíbia, essas embarcações antes tão comentadas estão agora em plena vida operativa, como mostram essas fotos de autoria do Capitão Hilmar Snorrason, Comandante do Navio-Escola Saebjorg, da Associação de Busca e Salvamento da Islândia, feitas em Walvis Bay.

Na primeira foto, as LP Terrace Bay (HPB 20) e Möwe Bay (HPB 21), atracadas em Walvis Bay em 19 de outubro de 2011. Essas embarcações foram incorporadas no dia 3 de novembro de 2011 e são da mesma classe da nossa “Marlim” (classe “Meattini” na Itália).

Na segunda e na terceira fotos, o NPa Brendan Simbwaye (P 11), que pertence à mesma classe dos nossos “Grajaú”, de projeto da Vosper Singapore e construídos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, no INACE e no estaleiro Peeneweft, na Alemanha.

Na última foto, apenas para completar, temos um quarto navio, que foi transferido pela Marinha do Brasil dentro do mesmo pacote, a Corveta Lt Gen Dimo Hamaambo (C 11), ex-Purus (V 23), feita em 26 de outubro de 2011.

Notar a presença de um segundo radar da marca Furuno na Brendan Simbwaye e o brasão de armas dos navios, que tem como inspiração os usados pelos navios da Marinha do Brasil, apenas com a substituição da Coroa Naval pelo Gavião-do-Mar, que é parte do Brasão de Armas da República da Namíbia.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Minha nossa, a ex corveta Purus está um lixo, mas como diz o ditado, “cavalo dado não se olha os dentes”…

MO

Lixo ??

Não entendi , pq jacuba ??

GUPPY

Achei que a marinha da Namíbia seguiria a tradição da brasileira e usaria o indicativo “V11” para a Corveta Lt Gen Dimo Hamaambo e não “C11”, geralmente usado para Cruzador (vide Barroso-C11 e Tamandaré C-12), isso considerando que a marinha brasileira teve importância na formação da marinha da Namíbia.
E “HPB” ?

MO

possibilidades / conjequituramneto / supunhenhetamento

C = corvette

HPB = High (endurance) Patrol Boat (aogra High ??)

Meu namibiense namimbico ta meio enferrujado

GUPPY

Beleza, MO.

Quanto ao comentário do Jacubão, acho que a comparação com a apresentação da nossa “Caboclo” em verdes mares (post recente aqui no PN com o título: “Corveta da Marinha do Brasil atraca em Maceió”), foi imediata. “Tá pegando” para o mestre da “C11” ou está faltando MRs a bordo.

Abraços

jacubao

É exatamente isso que pensei GUPPY. O estado de conservação da ex Purus está um “lixo”, e mesmo sendo un naviodos anos 50, poderia estar em melhores condições.
O mestre da C11 deveria levar uma surra de gato morto.