Montevidéu – O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uruguai defendeu a presença, no Porto de Montevidéu, de uma embarcação científica da Marinha britânica que partiu na quarta-feira com destino às Ilhas Malvinas, território sobre o qual a Argentina reclama soberania.

O vice-ministro do Uruguai, Roberto Conde, disse ao jornal uruguaio El Observador que “não podem entrar barcos com bandeira das Malvinas ou barcos de guerra” no país, mas que “este é científico, e por isso pode ingressar”.

Trata-se do HMS Protector, um navio quebra-gelo que desde o ano passado realiza tarefas de patrulhamento e exploração científica no Atlântico Sul, no entorno das Malvinas e da Antártida.

O governo de José Mujica anunciou, em Dezembro do ano passado, a proibição da entrada de embarcações com bandeira inglesa. A medida teve fins pacíficos e foi realizada em apoio à Argentina, mas provocou mal-estar com o governo britânico.

As Ilhas Malvinas estão sob controlo da Grã-Bretanha desde 1833.

Buenos Aires travou com um conflito armado com Londres, em 1982, mas não conseguiu conquistar o arquipélago.

FONTE: Angolapress

Tags: , , , , ,

Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

5 Comentários para “País defende presença de navio britânico em Montevidéu”

  1. Corsario137 5 de janeiro de 2012 at 16:35 #

    Roeram a corda =(

  2. Luiz Padilha 5 de janeiro de 2012 at 19:03 #

    Então roemos tb. Este navio estava aqui na BNRJ a coisa de 1 mes atrás.

  3. MO 5 de janeiro de 2012 at 21:45 #

    oia, nosotros tambiem sauemos monos

    quer dizer que nao pude entrar “barcos de guerra” (SIC) ahora navios, o tal buque de guerrra pude, pero que si pero que no

    Tem mais naciones que no son muy seria tambiem

    ou seja o H do aga eme esse, a funçion de nAVIO DE PATRULHA POLAR E A GUARNIÇÃO DOS rm AS BORDO SO DE ENFIEITE SENHOR MINISTRO RIDICULON Y BURRON

    (não que seja contra a atracação de embarcações dos inglesicos la, eh pela imbessilidade falada pelo senõrd miniestro Sieverieno …

  4. Antonio M 6 de janeiro de 2012 at 8:10 #

    Normal a atitude, partindo da esquerdalha latino americana, que a todo momento tenta ser anti-imperialista mas ao mesmo tempo tem de admitir que a queda dos “imperialistas” significa a queda, crise na AL também …..

  5. GUPPY 8 de janeiro de 2012 at 0:46 #

    O Poder Naval tem mais fotos do HMS Protector? Gostaria de vê-lo de proa. E alguém tem os dados dele tipo ano de batimento de quilha, construtor, velocidade máxima, crew, deslocamento?

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha argentina planeja ter navio de assalto anfíbio de 15.000 toneladas

Type 071 YUZHAO Jinggang Shan井冈 999 Kunlun Shan昆仑山 998 Amphibious Transport Dock LPD amphibious warfare ships of the People's Republic of China's People's Liberation Army Navy chinese (2)

  O Estado-Maior da Armada argentina tem prontas, para serem apresentadas em 2016 ao governo que sucederá o de Cristina […]

Novidades na Marinha Portuguesa

Submarino U-209PN classe Arpão

  Por Pedro Monteiro O responsável da pasta de Defesa português já discutiu com o seu homônimo francês a aquisição […]

Força de superfície da Marinha Indiana começará, este ano, a receber mísseis Barak-8

kolkata-04

  O destróier porta-mísseis INS Kolkata, navio de 7.500 toneladas construído pela indústria naval indiana com tecnologia stealth (furtiva), sob […]

Fotos e informações da primeira missão de caças navais Rafale M contra o EI

Rafale M pronto para lançar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França

  Dois dos caças navais franceses realizaram ataque a campo de treinamento do Estado Islâmico, no Iraque, na manhã de […]

Compre seu livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]