Montevidéu – O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uruguai defendeu a presença, no Porto de Montevidéu, de uma embarcação científica da Marinha britânica que partiu na quarta-feira com destino às Ilhas Malvinas, território sobre o qual a Argentina reclama soberania.

O vice-ministro do Uruguai, Roberto Conde, disse ao jornal uruguaio El Observador que “não podem entrar barcos com bandeira das Malvinas ou barcos de guerra” no país, mas que “este é científico, e por isso pode ingressar”.

Trata-se do HMS Protector, um navio quebra-gelo que desde o ano passado realiza tarefas de patrulhamento e exploração científica no Atlântico Sul, no entorno das Malvinas e da Antártida.

O governo de José Mujica anunciou, em Dezembro do ano passado, a proibição da entrada de embarcações com bandeira inglesa. A medida teve fins pacíficos e foi realizada em apoio à Argentina, mas provocou mal-estar com o governo britânico.

As Ilhas Malvinas estão sob controlo da Grã-Bretanha desde 1833.

Buenos Aires travou com um conflito armado com Londres, em 1982, mas não conseguiu conquistar o arquipélago.

FONTE: Angolapress

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Roeram a corda =(

Luiz Padilha

Então roemos tb. Este navio estava aqui na BNRJ a coisa de 1 mes atrás.

MO

oia, nosotros tambiem sauemos monos

quer dizer que nao pude entrar “barcos de guerra” (SIC) ahora navios, o tal buque de guerrra pude, pero que si pero que no

Tem mais naciones que no son muy seria tambiem

ou seja o H do aga eme esse, a funçion de nAVIO DE PATRULHA POLAR E A GUARNIÇÃO DOS rm AS BORDO SO DE ENFIEITE SENHOR MINISTRO RIDICULON Y BURRON

(não que seja contra a atracação de embarcações dos inglesicos la, eh pela imbessilidade falada pelo senõrd miniestro Sieverieno …

Antonio M

Normal a atitude, partindo da esquerdalha latino americana, que a todo momento tenta ser anti-imperialista mas ao mesmo tempo tem de admitir que a queda dos “imperialistas” significa a queda, crise na AL também …..

GUPPY

O Poder Naval tem mais fotos do HMS Protector? Gostaria de vê-lo de proa. E alguém tem os dados dele tipo ano de batimento de quilha, construtor, velocidade máxima, crew, deslocamento?