Assinado acordo entre Navantia e MTU, relativo a motores navais

1

A Navantia e a Tognum informaram na terça-feira, 10 de janeiro, a assinatura de um acordo estratégico de cooperação entre a Unidade Produtiva de Motores da Navantia e a multinacional alemã de fabricação de motores e sistemas de propulsão MTU Friedrichshafen GmbH (empresa do grupo Tognum). Segundo os informes, o acordo permitirá incrementar as oportunidades de negócios de ambas as companhias, que já trabalham de forma conjunta há quarenta anos.

O acordo envolve a concessão de licenças para comercialização, engenharia, fabricação e apoio ao ciclo de vida dos motores, regulação da atividade pós-venda para fortalecer a oferta da Navantia, geração de maior carga de trabalho com a utilização das instalações de motores da Navantia-Cartagena, além da realização de jornadas técnicas que permitam otimizar os sistemas e adaptar aos requisitos de cada navio. Também está incluído no acordo a implantação, nas instalações de motores em Navantia-Cartagena, de um Centro de Formação em Motores MTU, que será explorado de forma conjunta e integrado à rede mundial de centros de formação da multinacional alemã.

Segundo a Tognum, já existem acordos de licença para a comercialização e manufatura dos motores marítimos MTU Seriés 396, 956 e 1163. Entre os navios construídos pela Navantia (fotos logo acima) que são equipados por motores MTU estão a classe espanhola Meteoro de OPV (offshore patrol vessel – navio-patrulha oceânico) e os navios-patrulha das classes Guaicamacuto e Guaiquerí da Venezuela, que utilizam o  MTU Série 1163 para propulsão principal (foto abaixo), geradores principais Série 2000 e auxiliares (standby power) Série 60.

FONTES / FOTOS: Navantia e Tognum MTU

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aericzz

Fragatas, Corvetas,NE, TODOS os navios patrulha contruídos da década de 90 pra cá na MB usam MTU, a Tognum possui filial no Brasil…
Mas desconheço tal iniciativa por aqui no Brasil… Por quê será?????????