Mais contratos de ESSM para consórcio da OTAN e para o Japão

9

Raytheon divulgou contratos no total de 212,8 milhões de dólares para o míssil superfície-ar de emprego naval ESSM

 –

Nesta semana, a Raytheon informou que recebeu dois contratos, no valor total de 212,8 milhões de dólares, para a produção do ESSM – Evolved Seasparrow Missile, com uma opção de 33 milhões para trabalhos adicionais.

O primeiro contrato é para o NSPO (NATO Seasparrow Project Office – escritório de projetos do Seasparrow da OTAN) da Marinha dos EUA (USN), que refere-se à produção do EESM ao longo do ano fiscal de 2014, contendo uma opção para mais produção. O acordo também provê a marinhas que fazem parte do consórcio NSPO com diversas peças de reposição, contêineres e equipamentos de teste.

Já o segundo contrato, com dois anos de duração, é uma venda direta para a japonesa Mitsubishi Electric Corporation (MELCO), englobando componentes e maquinário necessário para a fabricação e entrega do ESSM para o Ministério da Defesa do Japão. A produção sob licença será feita nas instalações da MELCO no Japão.

Segundo Ed Roesly, diretor do programa do ESSM na Raytheon Missile Systems, “a Raytheon, juntamente com nossos 18 parceiros industriais internacionais, colocamos esse sistema de classe mundial em destaque na autodefesa de navios. Continuaremos a fazer melhoramentos no míssil para vencer as ameaças.”

O ESSM tem guiagem semi-ativa e provê defesa de navios tanto contra ameaças de alta velocidade, como mísseis antinavio manobrando em altas cargas G , quanto contra ameaças de superfície e aéreas de baixa velocidade. O consórcio ESSM inclui Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Espanha, Grécia, Holanda, Noruega e Turquia, além dos Estados Unidos. O Japão e os Emirados Árabes Unidos também são clientes, segundo a empresa.

O míssil é controlado pela cauda e utiliza aprimoramentos em seu sistema de guiagem para aproveitar as vantagens de um melhoramentos na sensibilidade de sua cabeça de busca, na propulsão e na precisão. Assim, o ESSM pode chegar ao ponto de interceptação com mais velocidade final e agilidade para se contrapor à ameaça. O míssil faz a ponte entre os sistemas de defesa próximos (CWIS) e de defesa de área, com reduzido tempo para alcançar o alvo e capacidade multimissão.

As quantidades de mísseis a serem produzidas no contrato não foram divulgadas no informe, e ainda não foram divulgados, também, os números produzidos no ano passado. Mas em abril de 2011 a empresa divulgou os números da produção de 2010: foram 366 mísseis, mais do que dobrando a produção de 2009 (ano em que foi produzido o milésimo míssil do tipo). À época, o ESSM já acumulava mais de 200 disparos, incorporando também mais de quatro décadas de desenvolvimentos tecnológicos e de projeto.

FONTE / FOTOS: Raytheon

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

É possível equipar nossas MK-10 com esse míssel?

marciomacedo

Minha intenção era perguntar se é possivel tecnicamente equipar as Niteróis com este missil. Desculpem-me o erro de grafia.

Guilherme Poggio

Tecnicamente é possível. Mas os custos seriam consideráveis para navios que deixarão o serviço ativo em pouco menos de 15 anos.

joseboscojr

Marcio, Na base de um pra um não seria possível. Como o Poggio disse, só com algumas alterações consideráveis, tais como, a instalação de um radar 3D para prover atualização via data-link ao míssil e a introdução de iluminadores de maior alcance tendo em vista o alcance do ESSM ser de 50 km e o do Aspide no máximo de 20 km. Os lançadores do sistema Albatroz para o Aspide são similares aos Mk-29 e talvez não fosse difícil uma acomodação do ESSM neles. Se o Brasil operasse um míssil sup-ar naval do porte do ESSM, estaríamos praticamente com um… Read more »

joseboscojr

Na base de um pra um, talvez até fosse possível , mas aí a performance do ESSM seria subaproveitada. Por exemplo, o Aspide é um míssil guiado por radar semi-ativo (SARH), já o ESSM é um míssil guiado por radar semi-ativo TERMINAL (TSARH). Embora bem semelhantes, há uma diferença fundamental, o Aspide sai do lançador e já adquire o feixe do radar do iluminador sendo endereçado a uma ameaça específica desde o início. No máximo, pode ser lançado mais de um míssil contra um alvo por “radar iluminador”. Já o ESSM é eficiente contra um ataque de saturação podendo vários… Read more »

Diegolatm

Mestre bosco, quando você se refere a iluminadores o que será que você se refere?Sistemas de localização ou sistema de iluminação mesmo?

joseboscojr

Melhor impossível Nunão.
Rsrss