Poder Naval visita o NAe ‘São Paulo’

8

Os editores do site Poder Naval e da revista Forças de Defesa, Guilherme Poggio (à esquerda) e Alexandre Galante estiveram hoje a bordo do NAe São Paulo, para entregar exemplares da revista número 3 ao comandante do navio, capitão de mar e guerra José Renato. Agradecemos a excelente recepção que tivemos no capitânia da Esquadra.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Belo quadro do “São Paulo” com as cores originais, comuns antes da
Grande Guerra.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Daltonl. E o pintor ainda deu um alívio pro pessoal da plataforma de observação, deixando a praça de caldeiras de vante operando muito mais “na manha” que a de ré, que está “a todo vapor”, com aquela fumaceira preta também característica da queima de carvão. Pode ver que a fumaça da chaminé de vante é mais fina e não chega à plataforma que, como no Dreadnought original (do qual o Minas e o SP herdaram muitas características), estava mal posicionada atrás da dita chaminé. Engraçado que os ingleses melhoraram esse posicionamento do mastro e da plataforma nas classes… Read more »

aericzz

galante, meu kamarada, até hj num recebi nº de rastreio, revista nem nada…
dá uma verificada por favor… relembrando: fiz um depósito em conta no bradesco antes do envio do primeiro lote, e enviei e-mail pra revista@fordefesa.com.br.
abçs, eric.

daltonl

Nunão…

uma pequena compensação para o “Orion” é que apenas 6 das 18 caldeiras estavam ligadas a chaminé dianteira, enquanto que no caso
do “São Paulo” 11 das 18 caldeiras, serviam a chaminé dianteira,
a fumaça sendo maior.

abs

Fernando "Nunão" De Martini

Interessante, Daltonl. Nunca parei para pensar, no SP e MG, se a distribuição da tubulação de saída deixava mais caldeiras lançando a fumaça pela chaminé de vante em relação à de ré.

Vou reparar se isso aparece num plano dos navios que tenho aqui.

Interessante que no Dreadnought deveria ser o contrário, pois a chaminé de vante é mais estreita que a de ré:

https://www.the-blueprints.com/blueprints-depot/ships/battleships-uk/hms-dreadnought-1906-battleship.png

Abs!

daltonl

Nunão…

exatamente…no Dreadnought a chaminé dianteira, menor, dava vazão
a fumaça de 6 caldeiras apenas enquanto que a chaminé traseira,
servia as demais 12 caldeiras.

Provavelmente devido à arranjos internos , o MG e o SP tinham igualmente 3 salas de caldeiras, mas a primeira tinha apenas 4 caldeiras e as outras duas, 7 caldeiras cada uma, diferentemente do Dreadnought e também do Orion que tinhas 3 salas com 6 caldeiras cada.

abs

Fernando "Nunão" De Martini

Daltonl,

Acabei de subir uma nova matéria com a disposição interna do encouraçado São Paulo, onde se pode ver a tubulação para a chaminé e muitos outros detalhes.

Saudações!