A US Navy está interessada em acelerar a entrada em serviço das suas aeronaves não tripuladas de combate (UCAS – Unmanned Combat Air System) para operar nos seus porta-aviões. Nos planos atuais a entrada em serviço deve ocorrer em seis anos. Os porta-aviões americanos tem que se aproximar até cerca de 800 km do alvo antes de lançar suas aeronaves. Inimigos em potencial tem caças ou mísseis com alcance maior que 800km e a solução poderá ser o X-47B UCAS com raio de ação de 2500km.

Em 2011, a US Navy estudou a redução na força de F-35B e F-35C para comprar mais X-47B e outras aeronaves similares. O UCAS deve custar metade do preço de um F-35. As missões seriam similares as que o Predator vem realizando para a USAF, e apreciado pela US Navy, mas com ênfase na capacidade de ataque. A US Navy quer uma aeronave com maior capacidade de bombas e mais rápida que os Predator e Reaper e com autonomia e alcance bem maior que os caças embarcados. A designação da aeronave deverá ser MQ-47B.

Fonte: Strategypage

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Alfredo Araujo

Esse MQ-47B teria capacidade de carregar um Harpoon ?

joseboscojr

Teoricamente sim já que seu compartimento interno é compatível com bombas JDAM de 2000 lb, que têm 46 cm de diâmetro e 3,9 metros de comprimento . O Harpoon de lançamento aéreo tem 3,8 m de comprimento e 35 cm de diâmetro.
Também o X-47 é compatível com a JSOW que tem 4,2 metros de comprimento e o mesmo diâmetro do Harpoon.
Se fosse apostar numa arma antinavio para o X-47B (MQ-47B) eu apostaria na JSOW C-1.

G-LOC

Uma aeronave convencional precisa de um míssil de longo alcance para evitar entrar nas defesas do alvo. Uma aeronave furtiva pode se aproximar e disparar bem de perto. Talvez até com bomba guiada a laser seja possível. Uma JDAM laser de 900kg faria um bom estrago em um navio.

luizblower

A cada notícia dessa, o futuro do F-35 fica mais complicado.