O porta-aviões dos Estados Unidos USS Abraham Lincoln cruzou no domingo o Estreito de Ormuz e chegou ao Golfo Pérsico, informou o Pentágono. O fato acontece semanas após o Irã ameaçar fechar a estratégica rota marítima em represália às sanções impostas pelos países ocidentais à economia do país.

“USS Abraham Lincoln completou um trânsito regular e de rotina pelo Estreito de Ormuz para realizar operações previstas de segurança marítima”, disse o porta-voz do departamento de Defesa, John Kirby, à AFP em um e-mail. “O trânsito foi completado como estava previsto e sem incidentes”.

O porta-aviões, que pode transportar até 80 aviões e helicópteros, foi escoltado pelo cruzador de mísseis USS Cape St. George e por dois destroyers.

Mais cedo, o ministério da Defesa do Reino Unido informou que uma fragata britânica e um navio francês se uniram ao grupo do porta-aviões para cruzar o estreito.

Apesar de barcos aliados costumarem participar de exercícios navais dos Estados Unidos, a presença britânica e francesa no estreito parece ser uma mensagem ao Irã sobre a determinação ocidental de manter aberta esta via marítima.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

Furar a barreira defensiva imposta por 2 Burkes e 1 Ticonderoga, não é para qualquer um !!
Não seriam misseis chineses da decada de 80, pintados diferente e com um novo nome, q o fariam…

Diegolatm

Somente 5 navios escoltando a pequena grande nave, e todo mundo em alerta submarino…e aereo…simplesmente assim: Achou que uma gaivota era um missel iraniado todo mundo apontava as armas para a coitada rsrs

Almeida

Como dizem os árabes, “os cães ladram mas a caravana passa”!

maxi47

Ele chegou por lá e perguntou : Quem foi que falou q falou mal do meu irmão mais novo?,e o falastrão do Irã ficou calado.

jacubao

Ficou com medinho é Irã?

Vader

Cem mil toneladas de diplomacia… 🙂

Requena

Onde anda o fanfarrão do Ahmadinejad essas hora?
Deve estar com o rabinho no meio das pernas com medo de um ataque yankee…

Fabio ASC

Uai, mas não iam afundar, com suas super lanchas, qqer barquinho com aviãozinhu americanu que passasse por lá?!?!?!?!?!?!?!