O Navio de Patrulha Fluvial “Roraima” (P-30) ancorou (sic) na tarde de sábado no cais da Marinha do Brasil no rio Madeira. O navio fez parte da Operação Madeira I/2012 que durante fiscalização apreendeu 26 embarcações irregulares no Madeirão e atraiu diversos olhares curiosos de quem visitava o Complexo da Estrada de Ferro Madeira–Mamoré (EFMM). A visitação ao navio vai até a próxima quinta-feira.

A Operação Madeira I/2012 que iniciou no dia 27 de janeiro e será encerrará no próximo dia 9, contou com a participação de 100 militares, sendo realizada em parceria com a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, o Comando da Flotilha do Amazonas, o Batalhão de Operações Ribeirinhas, o 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, a Delegacia Fluvial de Porto Velho e a Agência Fluvial de Humaitá.

Durante a operação foram fiscalizadas 300 embarcações, sendo que 50 foram notificadas e 26 apreendidas. Dessas, 19 eram dragas. A ação envolveu a verificação da ausência de documentação nas embarcações e se as tripulações estavam adequadas.

O capitão dos Portos, Paulo César Machado, informa que o principal objetivo da operação foi a fiscalização de dragas, um tipo de embarcação usada para o desassoreamento de rios ou ainda para garimpagem.

Ele afirma que algumas dragas não possuem regularização para atuar no rio Madeira e foi essa constatação discutida em seminário de que as dragas infringiam a regularização ambiental e colocavam em risco as embarcações que navegam no rio Madeira, motivo que deu origem à operação.

A operação também contou com a utilização de helicópteros e lanchas que percorreram a extensão do Madeira, fez uma pausa em Humaitá e chegou a Porto Velho no sábado. O navio ficará aberto à visitação pública no cais próximo a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré até o fim da operação que será na quinta-feira.

O Navio de Patrulha Fluvial “Roraima” (P-30) tem mais de 46 metros de comprimento e foi usado pela primeira vez em 9 de novembro de 1972, três ano depois passou a fazer parte do 4º Distrito Naval subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

Em abril de 1980, Navio de Patrulha Fluvial “Roraima” participou de uma operação intitulada de Ribeirex e desde de então não deixou mais de estar envolvido em operações na Amazônia Ocidental.

FONTE: Diário da Amazônia

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments