Capitania Fluvial do Rio Paraná ganha nova embarcação para operações em Foz do Iguaçu e região

0


Bruno Zanette

Uma nova lancha vai começar a fazer parte das operações realizadas pela Marinha nas margens do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu e região. A embarcação, chamada de Lar (Lancha de Ação Rápida) foi projetada e construída pela Base Naval de Val-de-Cães, Organização Militar da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, sediada em Belém (PA). Ela tem capacidade para transportar até doze pessoas e pode chegar a 35 nós de velocidade, o que equivale a quase 65 km/h.

Para o Capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Alberto José Pinheiro de Carvalho, o novo equipamento vai aumentar a segurança na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. ”Oferece um maior poder de persuasão contra possíveis elementos que possam querer abrir fogo, como já teve histórico de confronto de pessoas realizando atitudes ilícitas na região. A ideia não é fazer o confronto, mas evitá-lo”, ressalta.

A embarcação custou R$ 720 mil e fez parte do plano de aquisição de meios Marinha, com a inclusão da lancha blindada para Foz do Iguaçu. A principal diferença desta embarcação par as demais, segundo o capitão Pinheiro de Carvalho, é a presença de uma cabine. Além disso, ela tem uma blindagem balística, oferecendo proteção a qualquer tipo de armamento e vai de encontro tanto da estratégia nacional de defesa, como do plano estratégico de fronteira.

FONTE: Clickfoz

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments