A Armada de Colombia incorporou seu primeiro OPV classe Frassmer-80 de 1.723 t. de deslocamento, 80.6 m de comprimento13,0 m de boca moldada e 3,80 m de calado máximo carregado ?

Trata-se do  o ARC 20 de Julio (PZE 46) ( PZE = Patrullero de Zona Economica Exclusiva), indicativo internacional 5KMF, construido sob licença no próprio país pelo estaleiro Cotecmar, em Cartagena e é propulsado por 4 motores diesel Wartsila 6L26 de 4.800 bhp , 2 propulsores azipods, bow thruster, proa bulbosa, velocidade máxima de 28 nós e raio de ação de 10.000 nm à 12 nós e é equipado con convoo capaz de operar um helicóptero Bell 212, transportar tropas (efetivo de pelotão), carga para operações de apoio logístico de baixa intensidade, mostrando versatilidade operacional.

 

 

O 20 de Julio é uma versão modificada dos chilenos Piloto Pardo e Comandante Toro e a intenção da Armada é adquirir quatro unidades da classe.

FOTOS:  Shippingnewsclippings 037 de 6.2.2012

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2 Comentários para “Por falar em OPVs, você sabia que …”

  1. Comandante Supremo 7 de fevereiro de 2012 at 16:20 #

    Falando em OPV as que a marinha Adquiriu do Reino Unido, já se sabe que o canhão de 30 mm atual vai ser substituído, por um canhão de tiro Rapido de 40 mm pelo menos isso, e ao final da entrega da ultima das patrulhas ano que vem vão receber um hangar cada uma para um helicóptero médio.

  2. Mauricio R. 9 de fevereiro de 2012 at 4:10 #

    Não acho que a MB deva gastar da pouca verba que tem, c/ isso e agora.
    São mudanças que poderiam aguardar o PGM dessas embarcações, no Brasil.
    Daqui a uns 3 anos, pelo menos.
    Mas voltando ao assunto do tópico, acho esse navio da Frassmer um tanto esquisito, o design da chaminé e do hangar não desce.
    Sou fã das “Floreal” e “Cassiopea”, fariam uma dupla e tanto em nossa Amazônia Azul!!!

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