A Armada de Colombia incorporou seu primeiro OPV classe Frassmer-80 de 1.723 t. de deslocamento, 80.6 m de comprimento13,0 m de boca moldada e 3,80 m de calado máximo carregado ?

Trata-se do  o ARC 20 de Julio (PZE 46) ( PZE = Patrullero de Zona Economica Exclusiva), indicativo internacional 5KMF, construido sob licença no próprio país pelo estaleiro Cotecmar, em Cartagena e é propulsado por 4 motores diesel Wartsila 6L26 de 4.800 bhp , 2 propulsores azipods, bow thruster, proa bulbosa, velocidade máxima de 28 nós e raio de ação de 10.000 nm à 12 nós e é equipado con convoo capaz de operar um helicóptero Bell 212, transportar tropas (efetivo de pelotão), carga para operações de apoio logístico de baixa intensidade, mostrando versatilidade operacional.

 

 

O 20 de Julio é uma versão modificada dos chilenos Piloto Pardo e Comandante Toro e a intenção da Armada é adquirir quatro unidades da classe.

FOTOS:  Shippingnewsclippings 037 de 6.2.2012

Tags: , , ,

2 Comentários para “Por falar em OPVs, você sabia que …”

  1. Comandante Supremo 7 de fevereiro de 2012 at 16:20 #

    Falando em OPV as que a marinha Adquiriu do Reino Unido, já se sabe que o canhão de 30 mm atual vai ser substituído, por um canhão de tiro Rapido de 40 mm pelo menos isso, e ao final da entrega da ultima das patrulhas ano que vem vão receber um hangar cada uma para um helicóptero médio.

  2. Mauricio R. 9 de fevereiro de 2012 at 4:10 #

    Não acho que a MB deva gastar da pouca verba que tem, c/ isso e agora.
    São mudanças que poderiam aguardar o PGM dessas embarcações, no Brasil.
    Daqui a uns 3 anos, pelo menos.
    Mas voltando ao assunto do tópico, acho esse navio da Frassmer um tanto esquisito, o design da chaminé e do hangar não desce.
    Sou fã das “Floreal” e “Cassiopea”, fariam uma dupla e tanto em nossa Amazônia Azul!!!

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Portugal também interessado no navio-doca ‘Siroco’

corymbe-le-bpc-tonnerre-releve-le-tcd-siroco-2

Na hipótese de o Brasil considerar inviável a aquisição do navio de assalto anfíbio Siroco , o navio, que será […]

Compre seu livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]

Base chinesa em Walvis Bay põe em xeque trabalho da Missão Naval do Brasil na Namíbia

Namibia

Uma delegação da República Popular da China desembarcará proximamente em Windhoek, capital da Namíbia, para negociar a instalação, ainda este […]

Vídeo: Navio-Patrulha Classe ‘Macaé’

Navio-Patrulha Macaé

O Navio-Patrulha classe “Macaé”, construído no Brasil sob gerenciamento da EMGEPRON, é um navio versátil, apropriado para missões de vigilância […]

Compre sua revista Forças de Defesa 12ª edição

Forças de Defesa 12 - capa e miolo 2 - destaque

Saiu a Revista Forças de Defesa 12ª edição, com 120 páginas! a versão impressa está disponível para compra pela Internet e […]