Não vai haver uma nova guerra, afirma veterano das Malvinas

1

Presidente de associação, porém, diz que Argentina e Reino Unido “brincam com tragédia”

Sylvia Colombo

“Não vai haver uma nova guerra, mas é muito ruim ver como ambos os governos, o da Argentina e o do Reino Unido, estão brincando com a nossa tragédia.”

Assim resume a atual tensão pela soberania das Malvinas o veterano Juan Carlos Ianuzzo. O oficial aposentado da Marinha participou do desembarque argentino nas ilhas em 2 de abril de 1982 e hoje é secretario administrativo da Associação de Veteranos de Guerra das Malvinas.

“Essa troca de farpas é só retórica, ninguém quer ir de novo para a guerra. Nem nós, que temos certeza de que as Malvinas são argentinas.”

Ianuzzo se refere à escalada de tensão entre os dois países nas últimas semanas. A Argentina levou, na última sexta-feira, uma reclamação às Nações Unidas pelo que considera uma “militarização” da região do Atlântico Sul. O governo argentino se refere às recentes movimentações inglesas na área.

O Reino Unido decidiu deslocar um poderoso barco de guerra e enviou o príncipe William ao arquipélago, para fazer exercícios militares como piloto de helicóptero.
A chegada do herdeiro real causou reação forte na Argentina. Por meio da Chancelaria, o governo repudiou que William estivesse nas ilhas com uniforme militar, e não como um chefe de Estado.

Na semana retrasada, o Reino Unido divulgou que um submarino se somaria às forças de defesa das ilhas. Atualmente, na base militar de Mount Pleasant existem mais de 2.000 soldados britânicos.

A Argentina exige que a determinação da ONU para que os dois países dialoguem sobre a soberania das ilhas seja cumprida. O Reino Unido não aceita negociar, pois respeita o princípio de autodeterminação dos “kelpers”.

Nos últimos meses, os argentinos ganharam o apoio dos outros países do Mercosul e do Caribe.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974

O assunto interessa aos dois governos. Nenhum deles irá mudar o tom.
A argentina, com base no populismo, busca unir o povo contra uma ameaça externa.
A Inglaterra, mais precisamente as FA´s, justificam os investimentos bélicos.

Alguém num outro post sugeriu a hipótese(pra lá de fora da casinha) de que os Sukhois “bolivarianos” pudessem atacar as ilhas…piffff…até poderiam, mas não teriam uma base para voltar…a USAF e a USN arrasariam com tudo e todos…

Será que no Futuro haverão F-35´s servindo nas ilhas?