Um marinheiro morreu e outros dois ficam feridos em incêndio no porta-aviões São Paulo

37

RIO – Um incêndio numa ante-sala de alojamento no porta-aviões São Paulo, que fica no arsenal da Marinha, na Praça Mauá (sic), deixou um marinheiro morto e outros dois feridos na madrugada desta quarta-feira. Os feridos foram levados para o Hospital Marcílio Dias, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte. A Marinha está investigando o caso.

FONTE: O Globo

NOTA DO PODER NAVAL: Segundo outras fontes, o incêndio teria sido causado por pane elétrica e controlado por homens do Grupo de Controle de Avarias do navio. Aguardamos mais informações do Centro de Comunicação da Marinha.

Vítimas não conseguiram sair de alojamento; Marinha instaurou inquérito militar

Um incêndio em uma ante-sala de alojamento no porta-aviões São Paulo deixou um marinheiro morto e outro gravemente ferido na madrugada desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O marinheiro ferido foi transferido para Hospital Marcílio Dias, da Marinha, e está internado na UTI. O estado de saúde do militar, segundo a Marinha, é estável.

Quatro homens estavam no alojamento quando houve um incêndio, provocado possivelmente por uma pane elétrica. Apenas dois militares conseguiram sair do local e acionar o sistema de segurança.

O caso foi controlado e as avarias provocadas pelo fogo não prejudicam o funcionamento do porta-aviões. A Marinha já instaurou Inquérito Policial Militar para investigar o acidente e peritos foram para a Ilha das Cobras, onde está a embarcação.

Fonte: R7

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Padilha

Dizem que nome de santo trás má sorte em navios. Começo a acreditar nisso.

Marcos

“no porta-aviões São Paulo, que fica no arsenal da Marinha, na Praça Mauá”

Não entendi! O porta aviões São Paulo fica na Praça Mauá???

Marcos

ok
agora que vi o “sic”

carvalhomtts

Mais uma tragedia neste navio

Marcos

Não se trata de santo, se trata de verba mesmo. É o segundo incêndio nessa nave. Depois querem submarino nuclear. Estão delirando. Não tem dinheiro para manter uma nave funcionando e querem uma frota de sabe-se o quê!!!

País ridículo esse!!!!

Vassili

Depois do que vi quando pude subir à bordo nele em Santos à uns 3 meses atrás, não fico nada surpreendido por notícias desse gênero. Até mesmo na ponte a fiação tinha a aparência de antiga, e toda pintada de cinza, no mesmo tom da embarcação toda. Sou super fã dele e dos falcões, mas está mais que na cara que não compensa uma REFORMA DE VERDADE nele. Para quem acompanha a Trilogia a um pouco mais de tempo, vai lembrar de matérias como “Amélia e Brigite”, reforma das “URA”s, etc…….mas tb vai lembrar de acontecimentos chatos, tais como: rompimento… Read more »

Vassili

Mas tudo bem né…….. pelo menos em uma coisa devemos ter orgulho dele e da nossa querida Marinha do Brasil……….

O São Paulo A-12 é o único porta aviões-submarino do mundo atualmente, vide o periscópio instalado nele, dentro da ponte de comando.

abraços.

Marcelo

meus pêsames à família do marinheiro morto.

edcreek

OLá,

Desastroso!!!!!! no minimo, realmente temos muitos mortos nesse fatidico navio…….

Não é possivel que o navio fique, sei lá 8 anos em reforma e de pane com pouco meses de uso? É só ver ele em uso na França não tinhamos casos desses. Claro que o navio é antigo, mas temos navios antigos na frota como as Type 22 como a Bosisio que é da decada de 60, só vejo uma explicação logica, o serviço deve ter sido mal feito….

A marinha precisa dar um jeito nisso ou aposenta ou faz uma revisão real, é lamentavel!!!!!!

Abraços,

edcreek

Errata: digitei errado a bosisio é da decada de 70

fragatamendes

Pelo que vejo, a turma que só sabe meter o pau na MB, continua atuante, defeitos em parte elétrica é a coisa mais facil de acontecer até na casa da gente, no SÃO PAULO não é diferente são quilômetros de cabos e o mau uso e falha humana também podem ter contribuido para o ocorrido, pena que tenha havido vítimas, isto sim não poderia ter acontecido.Abraços do MENDES.

Luiz Padilha

Carnaval 2012 – SP

Natal 2000 – Sub Tonelero afunda no cais.

Alguém tem que ficar mais atento nestas épocas de festas.

MO

passadiço Ovi, passadiço …

Ozawa

Não sei se há razões “místicas”, rsrs, ou técnicas mesmo, mas o problema toma dimensões catastróficas pelo conjunto da obra… O histórico de problemas, falhas, inoperância, incapacidade, por um tempo acima do razoável para uma nau capitânea, ou dita como tal. Estivesse o “São Paulo” operando “fullzinho”, com seus “galinhos de briga” mesmo não modernizados sobre o convés, dentro de suas limitações para a guerra marítima atual, mas operando…, “vá lá”, seria apenas um infortúnio ocorrido como em qualquer navio ou marinha do mundo afora…, afinal, sua atividade e ambiente se realizam no limiar dos riscos. Mas não ! Inoperante… Read more »

giordani1974

Poutz…lamento pelo marinheiro.

E o pior é que alguns ditos “jornalistas” irão fazer um escarceu com o ocorrido…né seu boechat…os mesmos que não escrevem ou falam uma única linha sobre os absurdos gastos com estádios de futebol…

Marcos

Caro “fragatamendes” :

A “turma” não está metendo pau na MB, está metendo pau é na má utilização das verbas, muito mais por parte dos políticos, mas o alto oficialato não escapa também.

Panes elérticas defeto são fáceis de acontecer. Mas vai muito chão entre uma pane e um curto que leva à um incêndio. Depois não podemos esquecer que essa nave acaba de sair da reforma.

Marcos

Leia-se “panes elétricas de fato são …”

edcreek

Olá,

Exato Marcos, não dá para entender o navio ficar anos e anos em reforma e um incendio desses?

Pessoalmente acho valido o A-12, sempre achei, mas do jeito que está não dá…..A Marinha precisa resolver isso, o faz o que precisa ser feito em reforma ou encomenda um novo….

Abraços,

daltonl

novembro de 1972… o USS Midway, ainda relativamente jovem e que recem havia passado por 4 anos de modernização,sofreu um incendio enquanto atracado na hoje extinta Base Naval de Long Beach…1 tripulante morreu. Infelizmente tais “acidentes” são comuns e a US Navy coleciona muitos assim, mas o ponto é o seguinte: Se…o Brasil pretende ainda ter um NAe na próxima década, então a aquisição do NAeSP foi inteiramente justificada, até porque não se sabia que tantos problemas iriam ocorrer nem que o orçamento iria ser o que é hoje. O exemplo indiano me vem à mente: eles, precisavam substituir o… Read more »

giordani1974

O fato é que todo o aprendizado do NAe A-11 e o pouco do A-12, se perdeu…o que aconteceu hoje foi só um dos reflexos…só um…

daltonl

Caro Eduardo do “facebook”… O USS Enterprise não é uma opção. Ele tem combustivel nuclear para apenas uns 2 anos…ele será retirado do serviço no fim do ano e nem mesmo irá para a reserva. Provavelmente ano que vem, ele sera rebocado e passará aqui pelo Brasil de passagem para seu destino final em Bremerton nas costa oeste. O USS Kitty Hawk que encontra-se na reserva e assim permanecerá até por volta de 2015 terá então 54 anos e inviável uma modernização que custaria centenas de milhões de dólares para talvez outros 10 anos de vida…mas…não teriamos como pagar, nem… Read more »

Marcos

Tem gente delirando!
Quando o homem mais inteligente do mundo anunciou o acordo para produzir o nossos elefante branco das profundezas, logo apareceram os luletes já falando em construir uma frota de NAes nucleares.

Voltando ao caso: de fato acontecem todo tipo de inicidente em navios, mas entendo que no nosso caso o problema é, sequer falta de verba, é má utilização mesmo.

fragatamendes

Prezado MARCOS, eu seria um ingênuo se não acreditasse que na MB não existe desvio de verbas (existe em qualquer força do mundo), mas o nosso Almirantado esta fazendo um verdadeiro milagre tocar a nossa velha esquadra com um mísero orçamento.Se este acidente tivesse ocorrido em outra parte do mundo posso garantir que ninguém colocaria um comentário aqui.MARINHA SEMPRE,BRASL ACIMA DE TUDO.Abraços do MENDES.

juarezmartinez

A pergunta que surge é a seguinte: diante da situação orçamentária, con seguirá a MB manter a doutrina e mais ainda modernizar esta??? Me parece que pelo andar da carruagem, nem o SP e nem os A 4 estão sendo comportados pelo atual orçamento de custeio.
Os pilotos perderam a qulificação a bordo(não ser facil readiquiri-la e nem barata), portanto penbso que seja a hora de rever alguns conceitos dentro da MB, talvez aquela idéia do navio polivalente deva ser olhada com mais atenção.

Grande abraço

daltonl

Juarez… o “Minas Gerais” também ficou inativo vários anos e voltou a operar com aeronaves de asa fixa. No meu entender, quando se tem o navio, uma tripulação e pessoal capacitado para fazer a manutenção não é problema readquirir as qualificações de voo. A ala aérea do NAeSP, seus A-4s e Trackers modernizados ainda não chegaram, mas acredito que depois da integração o NAeSP ainda terá uns bons 10 anos de sobrevida. Então…existe um plano e metas a cumprir, mas, só o tempo dirá se abandonaremos o futuro NAe e partiremos para um “navio polivalente” como vc citou, mas, se… Read more »

Cinquini

O fogo sempre foi e sempre será o maior inimigo de uma embarcação. Sobre acidentes assim eu me lembro quando a JMSDF esteve aqui uma das embarcações não foi aberta ao público pois tinha ocorrido um incêndio a bordo durante a viagem e olha, eu vou falar uma coisa, nunca vi embarcação como as japonesas, tudo em estado de “zero km”!

juarezmartinez

arez… o “Minas Gerais” também ficou inativo vários anos e voltou a operar com aeronaves de asa fixa. Mestre Dalton eram outros tempos, tempos de royaltes navais, a turma dos velhos graxeiros da Mb e que operavam o MG ainda estavam na ativa, hoje, a maior parte deste pessoal foi para a reserva o pediu o bone, perdeu-se o mais valioso, genbte qulificada e com formação operacional. No meu entender, quando se tem o navio, uma tripulação e pessoal capacitado para fazer a manutenção não é problema readquirir as qualificações de voo. Pois este é justamente o problema, a MB… Read more »

Fabio ASC

GALANTE, todos estes incidentes que vc citou, com excessão de 01, são de Marinha ATIVAS, COMPETENTES, e com MEIOS de elevado grau de complexidade, não NUMA BANHEIRA VELHA.

MB, VERGONHA!!!!!

daltonl

Caro Juarez e mais alguém… justamente pelo NAeSP ser um navio maior e mais avançado do que o velho Minas , penso estar a tripulação à altura dos desafios e o mesmo penso ser válido para os que fazem a manutenção dele. Falando no Minas Gerais, ele tinha cerca de 55 anos quando deu baixa e estava ainda em razoaveis condições para mais uns poucos anos, apesar de não operar mais com aeronaves de asa fixa…com exceção de aeronaves argentinas quando em treinamentos conjuntos. Mas então abriu-se uma janela de oportunidade pela disponibilidade do Foch então com menos de 40… Read more »

fragatamendes

Prezado DALTONI, assino embaixo do seu comentário, pois tu disse tudo na medida certa, e gostaria também de dizer ao amigo GALANTE, que a turma do contra esta achando que tu não entende nada e eu assino embaixo do teu comentário também .Abraços do MENDES.

Mauricio R.

A MB cedeu a tentação e deu no que deu, sua suposta “capitânea” passa mais tempo atracado que navegando, mesmo que seja na baía da Guanabara. Do outro lado desta ópera bufa, está a restauração de um verdadeiro acervo de museu aeronaval, c/ o qual se pretende equipar o “Opalão”. Aeronaves que a mto tempo deixaram de ser operadas, devido a perda de efetividade p/ as missões p/ as quais foram pensadas, ou a extinção da capacidade de serem mantidas e operadas de forma econômica e segura. Será assim tb c/ o pretendido submarino nuclear??? Se sim então está na… Read more »

fragatamendes

Caros amigos, me parece pelas informações que o problema do São Paulo aconteceu em um ventilador, fato este que pode acontecer até nas nossas casas, mas mesmo assim os abutres de plantão estão caindo de pau na MB.Agora quando os A-4M estiverem na ativa assim como os outros aviões que estão para vir e os MH-60, espero que estes mesmos abutres fiquem só voando, pois se vierem para cá para bater palmas e encherem o POST de elogios eu é que vou cair de pau.Abraços do MENDES.

juarezmartinez

Caro Fragatamendes, eu sei que se conselho fosse bopm a gente vendia e não dava, mas eu vou ter dar um. Para com esta palhaçada ufanistica de endeusamento oficialista e utópico a MB, ela e uma grande instituição, claro que é, tem gente bom , ainda tem, tem estrutura razoavel, ainda tem, pode melhorar, pode, agora tem que parar de viajar no mundo Hellmmanns e vir para o mundo real. Qual é o mundo real? É aqueel que se pode manter operar e up datar com recursos que se dispõe e parar de acreditar em promessas de politicos safados, porcos,… Read more »

fragatamendes

Prezado amigo, foi pensando assim, que em um exercício a ESPANHA perdeu seu Porta Aviões para um de nossos SB e e a US NAVY ficou com seus escoltas malucos na caça a um de nossos SB depois do mesmo cravar um torpedo em um Porta Aviões deles também.MARINHA SEMPRE.Abraços do MENDES.

juarezmartinez

Meu amigo, quem vive de passado é museu, no ano passado teve AB por aqui se exercitou com um SUB, na primeira deu nós,na segunda empate, apartir da terceira o capitão da AB disse: Chega, agora eu não brinco mais, Lamps III no ar e nosso SUB no fundo do oceano e 35 baixas, acorda Jose…..

Grande abraço

fragatamendes

OK MARTINEZ 2X1.Um ótimo final de semana.Abraços do MENDES.