Jorge Lourenço


No fim de fevereiro, o Wikileaks começou a publicação de e-mails da companhia de inteligência global Stratfor. Com base no Texas, a empresa tem, entre seus clientes, o Departamento de Defesa e de Segurança Interna dos Estados Unidos. Entre algumas mensagens já disponíveis para o público, a Stratfor analisa as compras militares brasileiras e cita um jornal “parceiro” da companhia.

Em ruínas

Na mensagem que analisa as compras militares, o analista de geopolítica da Stratfor cita fontes no consulado norte-americano para questionar o Ministério da Defesa.

“Você está certo em se perguntar o que, em nome de Deus, Brasília está fazendo. A Marinha brasileira é uma merda. É uma piada, e eu sei porque eu falo com os militares do consulado o tempo inteiro a respeito disso. A tentativa deles de adquirir um submarino nuclear não faz sentido algum”, diz a mensagem, que também fala da compra dos caças Rafale.

“O fato de que eles querem o Rafale e o Gripen é uma piada. O F-18 é o melhor equipamento. Nós os oferecemos um excelente pacote, inclusive bastante transferência detecnologia. (…) O Rafale, mesmo com o preço reduzido, ainda está muito caro. E o Gripen é uma merda. Se você compra o Gripen, você é uma Eslováquia”.

Para justificar a escolha brasileira pelo Rafale, a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses.

“A compra dos submarinos é tão estúpida que deve ter alguma compensação por trás. Lula provavelmente está procurando um dinheiro para sua aposentadoria. A compra ainda veio no fim do seu mandato, assim como os caças. O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil”.

Jornal amigo

As mensagens da Stratfor também apontam a existência de um jornal amigo no Brasil. Sem identificar o veículo, a mensagem fala sobre “grande jornal” brasileiro que estaria disposto a estreitar a parceria com a empresa e torná-la mais produtiva.

O veículo em questão pediu até uma lista de pontos de interesse da Stratfor e deixei seus especialistas em cada área a disposição da empresa para futuras consultas.

Jornal amigo II

Entre os pontos nos quais a Stratfor mostrou interesse estão a relação do Brasil com a China, os projetos de modernização dos portos, exercícios militares nas fronteiras e as políticas de crescimento econômico.

FONTE: Jornal do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

Os norte-americanos, quando se trata de política externa, têm, de fato, a sutileza e a delicadeza de um rinoceronte em uma loja de cristais… Kkkkk!

erabreu

Nautilus, sutileza não é muito conveniente em documentos que tem que ser diretos, indo ao ponto sem arrodeios. Inclusive porque esses “documentos” (me parece mais uma correspondência informal) não foram escritos para serem “vazados”. Que está fazendo a ABIN que não destrinchou tudo que já foi vazado pelo LEAKs O matérial está aí de mão beijada. Serve inclusive pro pessoalzinho do itamaravilha perceber os King Kongs que andou pagando aí no passado. Que o SH é o mais testado em combate, não resta nenhuma dúvida. A questão é se teremos condições de manter os caças voando. Esse bolodório de tranferêça… Read more »

erabreu

Vixe, a edissaum do texto ficou péssima!

paulsnows

Esta historia do Wikileaks esta mais para fofoca do que outra coisa.
Fulano disse isso, sicrano disse aquilo. Opiniões de varias pessoas.

Documentos que comprovem os ditos, não existem.

Concordo que são declarações constrangedoras, mas os informes eram secretos então não ha erro nisso.

Não vai mudar a historia do mundo…

edevarde maciel salles junior

Concordio plenamente com o “Wikileaks”, nossa Marinha, Força Aeréa e Exército são sucatas, lixo, imundice, corrupção, omissão e não vão a guerra. Somente há interesses políticos, empresariais da industria bélica e muita “balela, garganta e conversa fiada”, e mesmo agora se passados 10(dez)anos dessas informações com um governo pró militar Bolsonarista e vivendo nessa época Pandemica (2020 a 2022), as coisas nessas forças armadas continuam como antes no quartel de abrantes, dou minha mão e cara a palmatória, pois somos “LIXO DE FORÇA DE 3º MUNDO”.