No dia 25 de fevereiro foi realizada, em Beirute, a cerimônia de passagem do cargo de Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

O evento aconteceu a bordo da Fragata União, da Marinha do Brasil, Navio-Capitânia da componente naval da UNIFIL. Na ocasião, o Contra-Almirante Luiz Henrique CAROLI passou o Comando para o Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes ZAMITH.

A UNIFIL foi criada em 1978 com o propósito de manter a estabilidade na região, durante a retirada das tropas israelenses do território libanês. Atualmente, possui um contingente de aproximadamente 13.500 pessoas, entre militares e civis de mais de 30 países (dentre eles o Brasil) e se encontra sob o comando do General Alberto Asarta Cuevas, da Espanha.

A FTM-UNIFIL, estabelecida em 2006, é a primeira Força-Tarefa Naval a ser criada para tomar parte de uma Missão de Manutenção de Paz da ONU e será comandada, pela segunda vez consecutiva, por um Almirante brasileiro.

O Almirante Zamith manteve sob seu comando cerca de 1.100 militares, em nove navios de seis nacionalidades, sendo três da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia e a Fragata União.

Para o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra, Julio Soares de Moura Neto: “A participação brasileira na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) é motivo de orgulho para a Marinha do Brasil, pois esta é a primeira operação de paz, de caráter naval, que a ONU realiza e a primeira vez que o comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL está a cargo de um país não-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A presença da Fragata União na região, além de contribuir para o cumprimento das tarefas atribuídas à FTM, tem um grande significado para o Brasil no campo das relações internacionais, na medida em que demonstra o comprometimento do País com a UNIFIL, com a manutenção da paz no Líbano e com a estabilidade do Oriente Médio.”

FONTE: Marinha do Brasil FOTOS: UNIFIL

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Nao quero ser chato, nem tao pouco “armchair quaterback”/ general de poltrona mas… A MB nao faz nada a nao ser ter passagem de comando?! Todo informe de relacoes publicas e sobre passagem de comando, desfile naval ou as poucas operacoes navais com meios unicos. Cade o pessoal de relacoes publicas tirando foto de adestramento de CFN na lama? Cade reporter militar noticiando VBSS pelo GruMeC? Sei que reais treinamentos de ponta de lanca ocorrem na MB, mas a seccao de relacoes publicas so tem fotinha de passagem de comando poxa! Nao e possivel que nao consigam achar um fotografo… Read more »