Comandante da Marinha diz que Brasil está em alerta sobre ação de piratas

4

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Júlio Moura Neto, disse nesta quinta-feira (1º/3) que o aumento da pirataria na região do Oceano Atlântico preocupa o governo do Brasil. Ele informou que a Marinha colabora com forças na Costa Ocidental da África para evitar que a ação dos piratas alcance o Brasil. Moura Neto está na Cidade da Praia, na África do Sul, onde participa como observador das discussões sobre uma série de operações militares no continente.

“É uma preocupação mundial o aumento da pirataria. A pirataria está na Costa Leste da África, mas [observamos que há uma] tendência que isso possa avançar para a Costa Oeste [da África], que envolve o Oceano Atlântico. O Brasil observa isso com muita preocupação. Ainda não chegou à costa brasileira, mas pode vir a chegar. Combatê-la é um desejo nosso”, disse o comandante.

“Temos participado como observadores do [fórum] Africa Partnership, cujas operações ocorrem no Golfo da Guiné, mas ainda não enviamos quaisquer meios navais para essa área”, acrescentou Moura Neto. A possibilidade, porém, segundo ele, não está afastada.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aericzz

Então tá agencia Brazil… a cidade de praia fica na africa do sul… assim como balneário camboriú, aonde estou hoje, fica no litoral do ceará!!!!

aericzz

aliás, alerta com o q, meu chefe??? vai tirar a única fragata operante do líbano pro atântico??? fala sério… isso é coisa pra gente mais desenvolvida, corruptamente falando, digam se me entederam!!!!

José da Silva

A Marinha tá seguindo a cartilha petralha direitinho usando o famoso: apoiado !, apoiado !, apoiado ! Piratas, sei, com o que? A Policia Naval consegue ficar uma madrugada inteira (6 horas) com o NEPOM da PF para ver quem vai dar combate a assaltante com catraia (de madeira). Por força do trabalho e de duas ferramentas eu consigo ser obrigado a conviver com essas qualidades do Brasil PoTência e ver o mico, que acontece algumas vezes por ano, fora dos holofotes, fora da midia e das estatisticas. Isso aqui (ladrão comum que não conseguimos dar conta), Somalia e Golfo… Read more »

José da Silva

Ainda tem mais sobre o comentario acima. Depois de longo tramite para ver que vai atender ainda tem o tempo de transito na avenida Rodrigues Alves com uma Kombi caindo aos pedaços correndo no sentido Conselheiro Nebias para pegar o resto da guarnição da lancha que se não ficar sem combustivel (por contigenciamento) ou não quebrar consegue suspender para passear, porque essas horas os meliantes já estarão em casa dando uns apertos na sua neguinha. No outro departamento corre o risco de vc pegar tres plantonistas: um pilota a lancha, outro segura a escada para abordagem e o terceiro conduz… Read more »