O Cruzador Tamandaré (ex-USS St. Louis – CL 49), entrando em Santos-SP pouco depois de cruzar a linha do ferry boat. Ao fundo a direita o Iate Clube de Santos e a esquerda o terreno onde no inicio dos anos 70 foi construído o  Terminal da DOW Quimica.

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fragatamendes

Caríssimo GALANTE, esta foto está um show e nos dias de hoje é raríssima.Daria para me informar o autor da mesma ou ela é uma foto oficial da MB.Abraços do MENDES.

Mauricio R.

E as “Vacas” na escolta???

GUPPY

Pô Mauricio, tive um susto com a palavra “Vacas”. Não tinha visto os helicópteros. Sabe o que pensei? Nas vacas leiteiras, aqueles submarinos alemães que “alimentavam” de combustível e alimentos principalmente a frota de submarinos de combate destacados em pontos distantes de portos aliados ou neutros durante a IIWW.

Abraços

Mauricio R.

Guppy,

Confesse, o Galante e o povo do blog serão compreensivos c/ vc…
Vc não leu o nº 2 da Revista Forças de Defesa!!!

“50 anos do Esquadrão HU-1”

fragatamendes

Caro MAURICIO, temos que lembrar também dos BALEIAS que eram da mesma época e pertenciam ao HS-1.Abraços do MENDES.

José da Silva

Ao Nelson Lima do facebook: Na verdade ele é da classe St.Louis junto com seu irmão Helena (CL 50). Tudo bem, é um classe Brooklyn modificado mas os mais puristas como eu, o Dalton, Nunão, MO, Bacchi, Franz e toda a U.S. Navy batemos o pé nisso. Os argentinos usaram os Brooklyn mesmo: 9 de Julho (ex-Boise – CL 47) e o 17 de outubro (ex-Phoenix – CL 46). Dois ou três anos depois o 17 de outubro teve o seu nome mudado para General Belgrano. Nos usamos também um Brooklyn, o Barroso e os chilécos tiveram o proprio Brooklyn… Read more »

daltonl

Zé… como o Nelson mencionou “navio museu”, uma curiosidade … Houve um esforço por parte da “USS Saint Louis Association” depois que o Tamandaré deu baixa, para leva-lo de volta aos EUA, mas não tiveram exito. O USS Saint Louis esteve em Pearl harbor durante o ataque e apesar de toda confusão se fez ao mar atraindo a atenção de todos, abateu 3 aeronaves e seus canhoes de 5 polegadas atingiram o que se pensou ser na época um dos mini-submarinos japoneses, Saiu de Pearl Harbor e juntamente com uma força-tarefa formada as pressas saiu em perseguição da frota japonesa.… Read more »

fragatamendes

Caros amigos será que alguém pode me informar de quem é esta foto.Abraços do MENDES.

GUPPY

Pô Mauricio, é claro que eu li a reportagem “50 anos do HU-1” na Revista número 2. Se assim não fosse, eu não teria escrito, no meu comentário, que não tinha visto os helicópteros, ou seja, eu sabia que aqueles helicópteros antigos da Westland eram conhecidos na Marinha como “Vacas”, só que eu não os havia visto e por isso viajei na maionese e lembrei das “vacas leiteiras”. Aproveitando, os Guilhermes Poggio e Wiltgen fizeram uma excelente matéria sobre o H-1 e os saudosistas como eu agradecem.

Abraços

Wiltgen

Valeu Guppy!

Realmente os Guilhermes se dedicaram justamente ao saudosimo para retratar os 50 anos da 1ª unidade aérea da MB, buscando em nossos arquivos, fotos e informações da época das “Vacas”, “Abelhas” etc… para elaborar a matéria até os dias atuais do HU-1!

Forte abraço,

PS: A foto realmente é linda, e ainda mais com as três “Vacas” voadoras!

fragatamendes

Valeu amigo GALANTE, eu já desconfiava pelo estilo da foto, espero que tenhas muito mais destas fotos com os navios da nossa esquadra para postar, os colecionadores de palntão como eu agradecem.Abraços do MENDES.

GUPPY

shipbuildingbr disse:

“Dois ou três anos depois o 17 de outubro teve o seu nome mudado para General Belgrano.”

Alguém sabe por que mudaram o nome? Não lembro ter visto isso na MB após a Segunda Guerra Mundial.

Fernando "Nunão" De Martini

Guppy, A data de 17 de outubro (de 1945) é um marco do Peronismo, quando Perón (que depois de receber o governo num golpe militar em 1943, foi deposto por outro em 1945) voltou ao poder para não mais sair até 1955. Como esses cruzadores ex-USN foram entregues às marinhas do Brasil, Chile e Argentina no início dos anos 50, justamente a época que Perón comandava a Argentina, acabou recebendo esse nome para homenagear a data que era chave naquele regime. O 17 de outubro era comemorado ostensivamente todos os anos na Praça de Maio e, quando Perón foi deposto,… Read more »

Dalton,

Acabei de colocar o comentário no ar e percebi que devíamos estar escrevendo ao mesmo tempo.

Saudações!

daltonl

Também não sabia Guppy…o que descobri foi o seguinte:

17 de outubro de 1945 é considerada a data do nascimento do Peronismo…só que 10 anos depois, Peron foi destituido do poder, ou seja, perdeu o cartaz, então rebatizaram o cruzador como General Belgrano.

Peron foi para a Espanha exilado, acabou retornando à Argentina anos depois…mas, aí deixaram o nome do cruzador como estava.

abraços

Moriah

quem iria imaginar que o irmão Barroso iria perecer bem perto desse local, sendo cortado em pedaços….

pelo menos o Tamandaré não teve essa “sorte”. Mas sorte mesmo teria se tivesse virado um navio museu. enfim, esse é o BR….

GUPPY

Dalton e Nunão,

Obrigado pelos esclarecimentos. Confesso que desconhecia completamente as colocações de vocês.

Abraços aos dois.

GUPPY

Dalton disse:

“Teve uma brilhante carreira durante o resto da guerra.”

Ok, Dalton. Mais foi duramente atingido na proa em combates. Em julho de 1943 na Batalha de Kolombangara(Espirito Santo) e em outubro de 1944 (ataque Kamikaze).
Veja algumas fotos dos danos:

https://www.navsource.org/archives/04/049/0404920.jpg

https://www.navsource.org/archives/04/049/0404922.jpg

https://www.navsource.org/archives/04/049/0404910.jpg

https://www.navsource.org/archives/04/049/0404919.jpg

https://www.navsource.org/archives/04/049/0404937.jpg

https://www.navsource.org/archives/04/049/0404907.jpg

Abraços

daltonl

Guppy… o USS Saint Louis não tinha o apelido “Luiz sortudo” a toa e depois de reparado sempre retornava ao combate e ao contrário de muitos navios que encontravam-se em reparos quando o Japão se rendeu em agosto de 1945, ele estava no mar e provavelmente estabeleceu um recorde na campanha por Okinawa, quanto a munição utilizada. A terceira foto, talvez a mais conhecida,caso vc não tenha reparado, ele está ao lado do USS Vestal, AR-4, que encontrava-se em Pearl Harbor no dia do ataque ao lado do USS Arizona e foi danificado pela explosão do mesmo. Na última foto,… Read more »

GUPPY

Beleza de comentários Dalton. Agora uma curiosidade: quando eu estava na ativa, havia um boato que os dois cruzadores, Barroso e Tamandaré, eram mantidos flutuando após suas baixas (ficavam atracados um a contrabordo do outro no AMRJ), por razões estratégicas. É que, em caso de guerra, a MB só precisaria afundá-los na entrada da baía de Guanabara que nenhum eventual submarino inimigo conseguiria entrar mergulhado e surpreender a esquadra ou o que quer que estivesse atracado no interior da baía. Bom, creio que eram apenas boatos…

Abraços

daltonl

Deve ser boato mesmo Guppy…

quando ambos estavam na ativa era comum ve-los atracados lado a lado, mas o Barroso foi retirado em 1973 e logo virou sucata, enquanto
o Tamandaré deu baixa em 1976, portanto nenhuma oportunidade para
permanecerem lado a lado após a baixa de ambos.

Lembro que em 1978 ainda garoto estive no ARMJ e o Tamandaré estava atracado proximo ao dique Almirante Jardim, na ocasião, a ré
do NO Belmonte, mas, não teve jeito de me deixarem subir a bordo,
nem para um minuto no convés, o que lamento até hoje!

abraços

GUPPY

Certo, Dalton. Já conhecia sua frustração por não terem deixado você ir a bordo do C12, mais corria um boato também de que os ratos haviam proliferado muito. De fato, cheguei a ver o que me pareceu ser uma ratazana no convés. Quem sabe a proibição de qualquer visita tenha a ver com as condições de higiene/saúde em que se encontrava naquele tempo.

Abraços

fragatamendes

Brincadeiras a parte, lembro que o saudoso Almirante Maximaiano, quando era Ministro da Marinha, propos ao Almirantado a modernização do TAMANDARÉ, com a colocação de motores a diesel, modernização de sensores e colocação de mísseis, mas a coisa foi recusada, pelos velhacos do almirantado.Abraços do MENDES.

daltonl

Mendes…

esta modernização do Tamandaré, não poderia ter sido proposta pelo Almirante enquanto Ministro, pois ele assumiu apenas em 1979 e o Tamandaré deu baixa em 1976 e não foi adequadamente preservado
nos tres anos seguintes sendo arrematado em leilão para o ferro velho em 1980.

Não teria o Almirante proposto tal modernização ainda quando o Tamandaré estava na ativa , talvez pelo fato dos argentinos e chilenos ainda manterem cruzadores em suas marinhas?

abraços

fragatamendes

Prezado DALTONI, agradeço por me fazer lembrar que li sobre esta modernizaçao no livro que o saudoso Ministro escreveu sobre o seu periodo a frente do MInisterio da Marinha.De fato tu tens toda razao deve ter sido antes disto e ele se nao me engano ele achava que o poder de fogo do navio nao poderia ser perdido.Ate hoje muitas marinhas se resentem da falta de canhoes de grosso calibre para apoio de fogo pois misseis sao carissimos.Abraços do MENDES.