O contratorpedeiro USS John Paul Jones (DDG 53) e o Cutter USCGC Baranof (WPB 1318) resgataram hoje, 15 de março, 24 marítimos filipinos no Golfo Pérsico.

Por volta das 2 horas da manhã, hora local, o John Paul Jones, desdobrado com a Força-Tarefa 152, respondeu a um pedido de socorro emitido pelo Navio-Tanque  de bandeira liberiana “Stolt Valor”, que se encontrava em águas internacionais a cerca de 48 milhas náuticas a sudeste da Ilha Farsi, no Irã.

Chegando nas proximidades do local do sinistro o John Paul Jones avistou dois botes salva-vidas e lançou uma embarcação pneumática (RHIB) para investigar. No primeiro bote estavam dezesseis 16 marítimos e no segundo outros oito.

O comandante do Stolt Valor confirmou que um membro da tripulação morreu durante uma explosão. Os 24 marítimos filipinos foram resgatados e não necessitaram de assistência médica, sendo fornecido a eles alimentos, água e cobertores.

 

Em torno das 07h30 (hora local) os 24 sobreviventes foram transferidos para o cutter USCGC Baranof para repatriação em Manama, Bahrain.

O “Stolt Valor” é um navio-químico e estava transportando cerca de 13.000 toneladas métricas de Éter Metil-Tércio-Butílico (MTBE), que é usado para aumentar o teor de oxigênio na gasolina todo os EUA, para reduzir o monóxido de carbono emitido pelos automóveis. O MTBE é altamente inflamável e considerado solúvel, mas não é biodegradável.

O sinistro foi comunicado ao Centro de Ajuda Mutua de Emergências Marítimas que enviou rebocadores com capacidade de combate a incêndio para o local. O comando da 5ª Frota entrou em contato com a Stolt Nielsen (armador do navio) para abrir um canal de comunicação entre os militares é a equipe de resposta a crises da empresa para coordenar as operações. O impacto ambiental até o momento ainda é desconhecido.

FONTE: Marinha dos EUA / TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Poder Naval Online/Navios de Guerra Brasileiros

FOTO: Bruno Leonardo Pricoli – Stolt Valor deixando o porto de Santos em 20 de julho de 2008.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

O USS John Paul Jones é uma das estrelas do filme “Battleship”, que
valerá a pena assistir, pelos (d)efeitos especiais e principalmente pelos navios.

Uma pergunta:

será que o pessoal dos “aviaozinhum” percebeu que aquele modelo do B-17 escala 1:144 que aparece aqui mais abaixo na coluna da direita e está mais proeminente no site do PA, está com a imagem invertida ? 🙂