Na direção oposta do que desejava o governo, a Samsung vendeu aos sócios brasileiros – Camargo Corrêa e Queiroz Galvão – a participação de 6% que possuía no capital do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), o maior do país. Nos últimos dias, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, seguindo orientação da presidente Dilma Rousseff, que está preocupada com atrasos na entrega de encomendas e com problemas tecnológicos do estaleiro, vinha negociando o aumento da fatia dos coreanos na empresa.

Em entrevista ao Valor, Graça Foster confirmou que esperava o incremento da participação da Samsung e criticou duramente o desempenho do EAS. “Contratamos a Sete Brasil [companhia da qual a Petrobras é sócia] e eu não vou ficar esperando a empresa resolver problemas que são muito maiores que ela, pois sei de um problema que é claro, de desempenho abaixo da expectativa por parte do Estaleiro Atlântico Sul”, disse.

A executiva informou que o preço da gasolina só será reajustado quando – e se – o valor atual prejudicar os investimentos da estatal.

FONTE: Valor Econômico/Por Ivo Ribeiro, Cláudia Schüffner, Heloísa Magalhães e Francisco Góes – De São Paulo e do Rio, via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian

E agora José?

Ou melhor, e agora Dilma?

juarezmartinez

Agora, bom agora eu quero que os prepotentes, abobados, arrogantes, e idiotas de todo o calibre de um determinado forum engulam o que disseram, muitos aqui avisaram que isto iria terminar em m……..a com flocos crocantes, dada a localização do empreendimento,a falta de experiência de quem estava por trás e a nuance ideológico politica do negócio, e como disse um forista aqui do PN,asem com um relho não mãos os Coreanos conseguiram fazer aquele troço funcionar…

Brasil um páis de tolos e de ladrões…..

Grande abraço

Marcos

E o Moby Dick e seus filhotes, o grande elefante branco das profundezas dos oceanos abissais e os golfinhos amestrados, nosso lote de subamrinos franceses, caminham pelo mesmo buraco.

Lá na frente, quando o troço não der certo, os franceses dirão que é culpa nossa, que os mesmos foram montados por aqui.

José da Silva

Com a Hyundai é dificil porque o projeto do navio é da “Sansung”.

Pergunta: E ai? Vamos fazer um Porta-Aviões 🙂

Blind Man's Bluff

Isso cheira a….PêTralhada!
Com uma pitada de fraude das urnas eletronicas!

Mauricio R.

A Samsung de boba não tem nada, o governo federal estava esperando em berço explendido, que antes de sairem os coreanos deixariam algum pacote de “ToT irrestrita” de presente.
E depois o ex-presidente da Vale é que não servia…

Observador

Senhores, Minha opinião a respeito, acredite nela quem quiser, é a seguinte: Ao contrário do que acham alguns “lá do facebook”, isto não tem nada a ver com picuinha empresarial e sim com picuinha eleitoral. E a solução que a presidente da Petrobrás vai ter é simplesmente comprar os navios que a empresa precisa no exterior, com quem sabe fazer, e não com um estaleiro aventureiro movido a dinheiro público. A saída dos coreanos não tem nada de briga empresarial, tem a ver isto sim com a pouca seriedade dos brasileiros envolvidos no projeto de construção do estaleiro, puramente eleitoral.… Read more »

José da Silva

Diogo do Facebook,

Eu sei, o meu comentario foi mais para torrar a paciencia do povo que vive sonhando.

Essa bola dos navios vem sendo cantada a “anos” por mim e pelo MO aqui no Blog, mas como temos parte com o “coisa ruim” o povo nao escuta e ainda acha que somos do contra.

Não somos do contra é que quando o assunto é naviozinhum não somos enganados facilmente.

Abçs

juarezmartinez

Enquanto isto na forunlândia do demência b……….l…”isto é mais uma ação do PIG, dos Yankees, dos traidores e etc….

O tempo é senhor de todas as coisas…..

Grande abraço

Baschera

Calma gente…… talvez os caras da Samsung voltem a tráz e resolvam fabricar micro ondas por lá….. 🙂 Só rindo mesmo….. brasilputênfia….. e nuncaantes na hiztória deste paíz…… deviamos cobrar o dinheiro investido nesta porcaria deste senhor e seus asseclas, qua aliás, o deles já está em Caymam….. enquanto sobra para nós otários que pagamos impostos bancar mais esta aventura eleitoreira. Acham que a cambada que votou nesta escória aprendeu ??? Qual nada….. votarão de novo….. afinal não sairá do deles pagar esta conta…eles não tem com o que pagar, a não ser com a falta de saúde, com a… Read more »

Marcos

“Grande Timoneiro” (rs)

Vai é levar esse país para o buraco.
Copa do Mundo, Olímpiadas, navios fantasmas, submarino nuclear e sabe-se lá mais o quê.

Como diz o outro: braphil potenphia.

lprsilva_

Lembro até hoje da propaganda nas eleições…

A tomada de cena pegando o navio (deve ser o que está lá até hoje, rs)…

E a voz onipotente “Reativamos a insutria naval paralizada a tantos anos”…

Ah como queria ver ‘los militantes del partido’ enchendo o peito e arrotando e cuspindo na cara dos outros toda ‘sabedoria e independencia’ deles…rsrs.

Sds.

lprsilva_

*Industria…

Augusto

Que surpresa, hein? Logo quando o governo trabalhava nos bastidofes para passar o controle do estaleiro passar para as mãos dos sul-coreanos. O povão adorou o Molusco quebrando champagne no casco do João Cândido em época eleitoral. A pergunta que fica é a seguinte: onde está o MPF para apurar aquela propaganda falsa durante as eleições?

Mauricio R.

Entregue metade da encomenda da Petrobrás, p/ a Samsung fazer na Coréia, que eles voltam ao EAS.

Observador

Caro Augusto: O fato do governo tentar salvar o estaleiro aumentando a participação do único sócio que tem know-how e ser surpreendido pelo abandono do empreendimento por este sócio não é novidade. Esta cambada de incompetentes leva bola nas costas o tempo todo. A única coisa que sabem fazer é jogar confete uns nos outros e dossiês fajutos. Caro Maurício: Por que a Samsung voltaria? Para obedecer à ingerência política do PT e base aliada, impondo nomeações e criação de cargos, como sempre fazem? E vai saber o que não rolava na cadeia de fornecimento do EAS… Os coreanos foram… Read more »

Marcos

Os coreanos perceberam que esse país não é sério, a baderna é geral, os políticos só querem levar uma parte da grana (ou quase toda ela) e os pagamentos nunca são feitos em dia.

carvalhomtts

Se estás encomendas fossem na decada de70 sera que estariamos passando por este problema.

Marcos

carvalhomtts

Pior que estariamos.

Essa é a terceira tentativa, ou melhor, essa é terceira vez que jogamos dinheiro público no ralo: o primeiro foi com JK, o segundo foi com Geisel e o terceiro com Lula.

O primeiro e o terceiro foram, sem dúvida, eleitoreiras.

erabreu

Incrível é como o pessoal do PIP (Partido dos Internautas Pelegos) ainda não se manifestou.
Pelo visto ainda não criaram o MANTRA a ser repetido à exaustão para que esse fiasco passe para a “estória” como mais uma GRANDE realização do NINEFINGERED

Leonardo

Meus caros nada mais me surpreende, este episódio da EAS é apenas mais um dentre tantos outros e dos que ainda estão por vir…. É um problema do governo anterior, do governo anterior ao anterior, do próximo governo e por aí vai, talvez na data Estelar 46379.1 surja alguém disposto a tentar melhorar alguma coisa nesse país, pois infelizmente não há um horizonte político no Brasil, a corrupção de nossa classe política é endêmica, banalizada por escândalos a tal ponto que a capacidade de compreensão e de combate se torna ineficaz. O que podemos esperar? Não há gestão, não há… Read more »

GUPPY

Prejuízo financeiro já é uma realidade nesse empreendimento EAS, infelizmente. Agora, o melhor a fazer é salvar o Estaleiro e fazê-lo operacional, rentável. Que se faça os devidos investimentos e em pouco tempo os prejuízos serão recuperados. Fechar o Estaleiro, decretar a sua falência, será muito mais prejudicial econômica e socialmente a região do que gastar um pouco mais agora.

Pedro Vicente

Quando o governo federal vai olhar pra nossa construção naval,estaleiros de pernambuco sem incomendas .