‘Independência’ parte para COMPTUEX/ FLEETEX

5

No dia 24 de março, a Fragata “Independência” partiu do Rio de Janeiro (RJ) em direção aos Estados Unidos da América para participar de dois exercícios: a “COMPTUEX” e a “FLEETEX”. Este último ocorrerá concomitantemente com as comemorações alusivas ao bicentenário da Guerra de 1812, vista por alguns historiadores como a “Segunda Guerra de Independência dos Estados Unidos”.

No primeiro exercício, o navio vai operar integrado a um Grupo de Batalha do Porta-Aviões Nuclear “Dwight Eisenhower”. Na ocasião, serão conduzidos treinamentos de interdição marítima (Maritime Interdiction Operation – MIO), guerra anti-submarina, exercícios de tiro com canhões e lançamento de chaff, entre outros.

Na segunda fase da viagem, o navio participará do exercício Fleetex, onde serão realizados diversos treinamentos táticos, culminando com uma atividade de confronto de forças. O evento contará com a participação de navios de Marinha de diversos países como: Alemanha, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, Inglaterra, Noruega e Portugal, sendo o Brasil o único país não pertencente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a integrar este exercício.

A Fragata “Independência” terá como missão representar o Brasil perante esses países e adquirir novos conhecimentos operacionais, além de aumentar o grau de adestramento nos procedimentos já realizados pela Marinha do Brasil. A participação do navio nos exercícios comprova a capacidade que a Força possui de operar integrada a um Grupo-Tarefa internacional e mostra a importância do Brasil no cenário da defesa marítima em qualquer parte do mundo, por longos períodos de permanência afastado do porto sede, como é o caso desta missão, onde a Fragata “Independência” passará cerca de 125 dias afastada do Rio de Janeiro.

FONTE: Nomar

NOTA DO EDITOR: a Assessoria de Comunicação Social da Capitania dos Portos do Ceará informa que a fragata estará na cidade de Fortaleza nos dias 1º e 2 de Abril. A população poderá visitar a embarcação nestes dois dias no período de 14 às 18h.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Srs,
no título, a grafia correta não seria “Independência”?
Saudações.

GUPPY

Então estaremos com duas fragatas em comissões bem distantes da BNRJ, uma no Mediterrâneo Oriental (Líbano) e outra no Atlântico Norte. Temos alguma outra unidade no exterior ? Haiti, que seja ?
E quem vai substituir a que está no Líbano ?

juarezmartinez

GUPPY disse:
30 de março de 2012 às 12:21

Então estaremos com duas fragatas em comissões bem distantes da BNRJ, uma no Mediterrâneo Oriental (Líbano) e outra no Atlântico Norte. Temos alguma outra unidade no exterior ? Haiti, que seja ?

Não, graças a deus, a restantes estão servido de “fuentes” de peças e sobressalewntes para esta duas cumprirem a missão
.
E quem vai substituir a que está no Líbano ?

Bom Já deve estar reomntando uma outra Niteroi para enviar para o llugar daquela.

Read more: http://www.naval.com.br/blog/2012/03/30/indepedencia-parte-para-comptuexfleetex/#ixzz1qcSbkuLu

Grande abraço

daltonl

A “Lili” deverá partir já em abril próximo, retornando em novembro !

abraços