A Corveta Jaceguai (V 31), ex-Almirante Jaceguai, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Arthur Silveira da Mota, o Barão de Jaceguai.

A Jaceguai é a segunda unidade de uma série de 4 corvetas da classe Inhaúma e foi autorizada em novembro de 1981 e o contrato foi assinado em 15 de fevereiro de 1982, sendo construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Teve sua quilha batida em 15 de outubro de 1984, em cerimônia presidida pelo Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam, sendo lançada e batizada em 8 de junho de 1987 em cerimônia presidida pelo Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia, tendo como madrinha a Sra. Ruth Lair Rist Rademaker.

Depois de realizar as provas de mar, foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada em 2 de abril de 1991, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Renato de Miranda Monteiro.

Nesta ocasião, assumiu o primeiro comando o Capitão-de-Fragata Afonso Barbosa.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do “Gato Preto” acessando o NGB.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Foto emblemática dessa Classe de Corvetas. Mostra claramente a inconveniência desses navios em mar grosso. Por isso as modificações que acabaram por gerar outra Classe: A Barroso.