Marinha do Chile divulga foto de navio brasileiro que afundou na Antártida

9

A Marinha do Chile divulgou neste domingo (8) imagens da embarcação “Mar Sem Fim”, que na última quinta-feira (5) encalhou em frente à base chilena na Antártica, na Baía Maxwel, e naufragou no sábado (7).

De propriedade do jornalista e ex-diretor da Rádio Eldorado, João Lara Mesquita, o navio cruzava a Antártica para produção de um documentário.

Segundo o capitão de fragata Eduardo Rubilar, governador Marítimo da Antártica, o iate de 20 metros de largura afundou devido a uma compressão, decorrente do acúmulo de gelo ao seu redor.

Os quatro tripulantes, incluindo Mesquita, foram retirados antes do naufrágio pois as condições meteorológicas adversas na área não permitiam a permanência segura do pessoal na embarcação.

A Marinha chilena informou que o “Mar Sem Fim” estava avaliado em US$ 700 mil (aproximadamente R$ 1,3 milhão).

A notícia sobre o naufrágio foi divulgada no sábado pela Marinha brasileira. “Estão sendo tomadas as medidas possíveis e necessárias, com o apoio da Base Chilena, para mitigar eventuais danos ambientais que possam ser causados pelo naufrágio”, informou em nota a Marinha.

Na quinta-feira, Mesquita escreveu no blog da expedição que a embarcação lutava por sua sobrevivência.

“Hoje, dia 5 de abril, a temperatura desceu para menos 9 graus centígrados. O furacão deve entrar esta noite ou madrugada. São esperados 80 nós de vento (cerca de 150 quilômetros por hora). A temperatura deve cair para menos 14ºC. Nunca torci tanto para uma previsão estar errada. Este será o dia decisivo para o Mar Sem Fim”, relatou o jornalista.

FONTE: G1

NOTA DO EDITOR: o que seria do Brasil naquele continente se não fosse o Chile?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Não se informaram das condições meteorológicas nesa parte do ano?

MO

Em relação ao face, o que a MB tam a ver com isso ?

giordani1974

É que o rapaizinho do face faltou a aula de interpretação de texto…

O tal jornalista deveria ter lido mais detalhadamente os livros do Amyr Klink…do Amundsen…Robert Falcon Scott…John Strong…

daltonl

No terceiro paragrafo é possiver ler…

” …o iate de 20 metros de largura…” ?!

Mais provável é que seja em torno de 20 pés,a largura e o comprimento sim, 20 metros, mas, o PN corretamente reproduziu a matéria como publicada em outros veículos.

Marcos

“Terminaram no último domingo (8) as provas de mar do navio João Cândido, encomendado pela Transpetro e construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape. Segundo a empresa, foram executados todos os testes exigidos para a embarcação tanto na condição de totalmente carregado como na condição de lastro e os resultados foram satisfatórios.” O que se espera de uma empresa, em relação aos seus produtos, é que a mesma diga: os resultados foram acima das expectativas e não “foram satisfatórios”. Parece que a coisa tá assim, como dizer… meia boca, feito nas coxas, quebra galho, mais ou menos, do tipo,… Read more »

MO

ué cade o coment felississimo do sapiencia navalis, deletou pq ??????

Em tempo se alguem eventualmente quizer ver fotos de alguns MB´s suspendendo de SSZ na Aderex I/12 :

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2012/04/mb-suspendendo-de-santos-aderex-i12.html

giordani1974

Hahahahahaha…o zé mané do FB deletou o comentário…é meu amigo, criticar só por criticar dá nisso, paga mico numa rede mundial…

FernandoGariba

Além da leitura recomendada pelo Giordani, sugiro o livro ” Endurance a lendária expedição de Schackleton à Antartida”.

[…] Marinha do Chile divulga foto de navio brasileiro que afundou na Antártida […]