Saab vai instalar data-link no porta-aviões tailandês ‘Chakri Naruebet’

7

Modernização do sistema de comando e controle, assim como instalação de data-link e sistema de radar 3D Sea Giraffe, permitirá comunicações entre caças Gripen, aeronaves Saab 340 AEW e o navio tailandês

Nesta quinta-feira, 26 de abril, a Saab comunicou que recebeu uma encomenda da Marinha Real Tailandesa para modernizar o sistema de comando e controle do porta-aviões H.T.M.S. Chakri Naruebet. O contrato está estimado em 180 milhões de coroas suecas (aproximadamente 26,7 milhões de dólares ou 50,2 milhões de reais).

O contrato envolve a modernização do navio tailandês com o sistema de comando e controle 9LV Mk4, de última geração. A Saab também fornecerá o equipamento de data-link que permitirá a comunicação entre o Chakri Naruebet, que é capitânia da Marinha Real Tailandesa, e os caças Gripen da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF). O data-link também conectará o navio com o sistema de radar Erieye instalado na aeronave de alerta aéreo antecipado Saab 340 AEW, da RTAF.

A executiva Gunilla Fransson, que chefia a área de negócios para soluções em segurança e defesa da Saab, disse: “A Saab irá reforçar ainda mais sua posição como fornecedora da Marinha Real Tailandesa por meio da modernização do sistema de comando e controle de seu navio capitânia. Agora a Saab está nos três principais navios da Marinha e, com os links para os caças Gripen da Força Aérea Real Tailandesa e o Erieye, as capacidades e recursos podem ser usados de maneira mais eficiente.”

A Saab é o principal contratante para a Marinha Real Tailandesa, assim como fornecedora de seus próprios sistemas, e suas atribuições vão incluir a aquisição de sistemas de terceiros e a responsabilidade pela integração de todos os sistemas existentes e novos. Ainda segundo Gunilla Fransson, “este é o segundo contrato do sistema 9LV Mk4 entre a Marinha Real Tailandesa e a Saab.”

O contato envolve a área de soluções em segurança e defesa da Saab como fornecedora do sistema de comando e controle. A área de sistemas eletrônicos de defesa fornecerá o sistema de radar de vigilância Sea Giraffe AMB assim como o equipamento de data-link. O contrato terá efeito entre 2012 e 2015.

FONTE: Saab

FOTOS: Saab e Naval Technology

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Seria este o primeiro passo para a Marinha da Tailândia comprar o Sea Gripen?

Mauricio R.

Este navio tem hangaragem p/ somente 10 aeronaves, seria praticamente impossível justificar os diversos custos incidentes em projetar e construir uma aeronave naval, p/ tão pequeno grupamento aéreo.
Pelo visto a Marinha da Tailândia continuará operando, o mais caro iate real do planeta.
E a imprensa local continuará chamando-o de “Thai-tanic”, por um bom tempo ainda.

Marcelo

nossa, como é bom existir só para criticar o que os outros fazem. Concordo com o fragatamendes quando ele fala em abutres de plantão. ô loco meu…

Francis Rosário

Eu sequer sabia que a Tailândia tinha um porta aviões.

Mas é bom saber que não somos os únicos a operar um porta aviões sem aviões.

E não venham puxar o saco da MB, o São Paulo não passa de peça decorativa desde que foi comprado.

daltonl

Foto antiga do Narubet, mais de 12 anos, então faz tempo que harriers não são vistos no convoo, mas desde o inicio operaram pouco dele, pela eterna falta de dinheiro para manutenção. Um eventual Sea Gripen até poderia decolar dele, mas não poderia pousar e não vejo possibilidade e/ou recursos para instalar aparelho de frenagem. O Narubet tem sido utilizado como porta-helicopteros o que não é de todo ruim e tem participado de ajuda humanitária diante de catastrofes naturais ocorridas por lá, então não é apenas um “iate real” apesar de que, luxuosas acomodações para a familia real existirem a… Read more »

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto, afinal tb é sobre aviação naval; mas da Índia:

E finalmente o Tejas Naval voou!!!

(http://livefist.blogspot.com.br/2012/04/first-photo-lca-navy-makes-debut-flight.html)