O contra-almirante Marcos Silva Rodrigues assumiu, na manhã desta quinta-feira (26), o comando da Secretaria de Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Ele substitui o contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira. A solenidade de posse, realizada no anexo do Comando da Marinha, foi presidida pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Silva Rodrigues, que por dois anos foi subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa (MD), conduziu a atualização da Doutrina Básica de Mobilização Nacional. Ele também firmou acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a finalidade de cooperar no alistamento de eleitores e conscritos para o serviço militar, bem como elaborou as reuniões do comitê do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) e dos seminários de Mobilização Militar.

Emocionado, ele relembrou a passagem pelo ministério. “Após dois anos servindo no MD aprendi, troquei experiências, fiz grandes e sólidas amizades e colaborei na construção da nova defesa.”

Marcos José Ferreira foi responsável pela parceria entre a SECIRM e a empresa Vale Soluções em Energia, com o apoio da Petrobras; colaborou na elaboração do relatório final do grupo de trabalho para propor um planejamento estratégico ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar); e contribuiu para a definição do conceito de Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Em discurso de despedida, o contra-almirante contou sua trajetória na secretaria e agradeceu a equipe de trabalho: “Minha última missão no serviço ativo não poderia ter sido mais instigante e prazerosa, a de secretário da CIRM.”

E prosseguiu: ”O destino me reservou um cargo no qual quase tudo me era desconhecido, um mundo novo, de enorme importância para o Brasil. Agradeço aos que integram a tripulação da SECIRM.” O militar vai para a reserva.

A SECIRM é responsável pelas atividades administrativas da CIRM e de suas subcomissões, comitês executivos, grupos de trabalho e seus demais organismos. Também são tarefas da secretaria a situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, missões atribuídas por normas e diretrizes referentes à mobilização marítima.

Em nota, o comandante da Marinha agradeceu o contra-almirante Marcos José pela lealdade do marinheiro e deu boas-vindas ao contra-almirante Silva Rodrigues.

Participaram da solenidade o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), almirante-de-esquadra Julio Saboya de Araujo Jorge; o secretario de Coordenação e Organização Institucional (Seori), Ari Matos Cardoso; o chefe de gabinete do Ministro da Defesa, Antônio Thomaz Lessa Garcia Junior; o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; além de oficiais das três Forças, parlamentares e servidores civis.

FONTE: Ministério da Defesa

Tags:

Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Um comentário para “Almirante Rodrigues assume o comando da SECIRM”

  1. aericzz 28 de abril de 2012 at 16:01 #

    Esse Naval tá abandonado… enquanto 1 post aki em dias, uma página inteira no aéreo!!!!

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha peruana estuda três opções para renovar sua força de superfície

DE_LA_PENNE__5____a

  Não é só a Esquadra brasileira que necessita equacionar a renovação de sua força de superfície em um cenário […]

Cerimônia de incorporação do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ à Marinha do Brasil

Vital de Oliveira - 1

  Em uma cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico […]

Ministério da Defesa menos otimista com as chances do Prosuper em 2015

FREMM 523b

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Passam os […]

Grã-Bretanha vai investir mais de R$ 1 bilhão na defesa das Ilhas Malvinas

Falkland_islands_250m

A Grã-Bretanha vai gastar £ 280 milhões (R$ 1,3 bilhão) nos próximos dez anos para reforçar a defesa das Ilhas […]

Parceria BAE Systems/Ares fornecerá canhões Mk.4, de 40 mm, à Marinha

Bofors MK4

Dentro de mais três semanas o grupo BAE Systems Bofors AB assina com a Marinha do Brasil, no Rio de […]