O contra-almirante Marcos Silva Rodrigues assumiu, na manhã desta quinta-feira (26), o comando da Secretaria de Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Ele substitui o contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira. A solenidade de posse, realizada no anexo do Comando da Marinha, foi presidida pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Silva Rodrigues, que por dois anos foi subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa (MD), conduziu a atualização da Doutrina Básica de Mobilização Nacional. Ele também firmou acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a finalidade de cooperar no alistamento de eleitores e conscritos para o serviço militar, bem como elaborou as reuniões do comitê do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) e dos seminários de Mobilização Militar.

Emocionado, ele relembrou a passagem pelo ministério. “Após dois anos servindo no MD aprendi, troquei experiências, fiz grandes e sólidas amizades e colaborei na construção da nova defesa.”

Marcos José Ferreira foi responsável pela parceria entre a SECIRM e a empresa Vale Soluções em Energia, com o apoio da Petrobras; colaborou na elaboração do relatório final do grupo de trabalho para propor um planejamento estratégico ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar); e contribuiu para a definição do conceito de Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Em discurso de despedida, o contra-almirante contou sua trajetória na secretaria e agradeceu a equipe de trabalho: “Minha última missão no serviço ativo não poderia ter sido mais instigante e prazerosa, a de secretário da CIRM.”

E prosseguiu: ”O destino me reservou um cargo no qual quase tudo me era desconhecido, um mundo novo, de enorme importância para o Brasil. Agradeço aos que integram a tripulação da SECIRM.” O militar vai para a reserva.

A SECIRM é responsável pelas atividades administrativas da CIRM e de suas subcomissões, comitês executivos, grupos de trabalho e seus demais organismos. Também são tarefas da secretaria a situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, missões atribuídas por normas e diretrizes referentes à mobilização marítima.

Em nota, o comandante da Marinha agradeceu o contra-almirante Marcos José pela lealdade do marinheiro e deu boas-vindas ao contra-almirante Silva Rodrigues.

Participaram da solenidade o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), almirante-de-esquadra Julio Saboya de Araujo Jorge; o secretario de Coordenação e Organização Institucional (Seori), Ari Matos Cardoso; o chefe de gabinete do Ministro da Defesa, Antônio Thomaz Lessa Garcia Junior; o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; além de oficiais das três Forças, parlamentares e servidores civis.

FONTE: Ministério da Defesa

Tags:

Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Um comentário para “Almirante Rodrigues assume o comando da SECIRM”

  1. aericzz 28 de abril de 2012 at 16:01 #

    Esse Naval tá abandonado… enquanto 1 post aki em dias, uma página inteira no aéreo!!!!

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha argentina planeja ter navio de assalto anfíbio de 15.000 toneladas

Type 071 YUZHAO Jinggang Shan井冈 999 Kunlun Shan昆仑山 998 Amphibious Transport Dock LPD amphibious warfare ships of the People's Republic of China's People's Liberation Army Navy chinese (2)

  O Estado-Maior da Armada argentina tem prontas, para serem apresentadas em 2016 ao governo que sucederá o de Cristina […]

Novidades na Marinha Portuguesa

Submarino U-209PN classe Arpão

  Por Pedro Monteiro O responsável da pasta de Defesa português já discutiu com o seu homônimo francês a aquisição […]

Força de superfície da Marinha Indiana começará, este ano, a receber mísseis Barak-8

kolkata-04

  O destróier porta-mísseis INS Kolkata, navio de 7.500 toneladas construído pela indústria naval indiana com tecnologia stealth (furtiva), sob […]

Fotos e informações da primeira missão de caças navais Rafale M contra o EI

Rafale M pronto para lançar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França

  Dois dos caças navais franceses realizaram ataque a campo de treinamento do Estado Islâmico, no Iraque, na manhã de […]

Compre seu livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]