Expedição binacional detecta vazamento em iate brasileiro que naufragou na Antártica

0

Uma expedição binacional das Marinhas do Brasil e do Chile detectou vazamento de combustível em um iate brasileiro que naufragou há um mês na Antártica com quatro passageiros a bordo. Eles faziam um documentário e foram resgatados ilesos.

A embarcação Mar Sem Fim afundou na baía Fildes, a 500 m da costa chilena, a uma profundidade de 10 m a 12 m, levando em seus tanques 8 mil l de combustível. Uma quantidade não informada desse combustível foi liberado nas águas antárticas, segundo a expedição binacional.

“Nove homens da Armada do Chile e da Marinha do Brasil entraram nas águas antárticas para verificar os níveis de contaminação na área onde está afundado o iate brasileiro”, destacou a Marinha chilena em um comunicado.

Nessa expedição “se confirmou um vazamento de combustível diesel proveniente dos tanques da embarcação, que armazenam um total aproximado de 8 mil litros. Além disso, foram retirados os resíduos sólidos produtos do naufrágio, como tonéis de benzina vazios, flutuadores e cilindros de gás que estavam presos no gelo”, acrescentou o texto. Os homens tentam selar os tanques para evitar que o diesel continue vazando, explicou o capitão de fragata Eduardo Rubillar à Televisão Nacional do Chile.

“A ideia é trazer o iate à tona e selar seus tanques”, disse Rubillar. O iate naufragou em 7 de abril passado devido a uma compressão do gelo e das condições climáticas adversas. A embarcação levava quatro brasileiros que faziam um documentário sobre a navegação e a paisagem da Antártica. Eles foram resgatados três dias depois do naufrágio por militares de uma base antártica chilena situada 1,2 mil km ao sul do continente americano.

FONTE:AFP, via Terra

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments