Base Naval do Rio de Janeiro, numa tarde chuvosa de sábado

12


Ontem à tarde, chegando ao Rio de Janeiro, a aeronave em que voava “furou” a camada de nuvens, que despejava chuva sobre o Rio de Janeiro, na altura do aeroporto do Galeão. Voando bem baixo, dirigiu-se sobre a Guanabara para o pouso no Santos Dumont. No curto trajeto, foi possível fotografar rapidamente e de longe a Base Naval do Rio de Janeiro, na Ilha de Mocanguê.

Num “instantâneo” dos navios na base às vésperas da data magna da Marinha, 0 11 de junho, pode-se identificar algumas unidades atracadas: a corveta Barroso (V 34), o navio-escola Brasil (U 27), o navio-tanque Almirante Gastão Motta (G 23), o navio de desembarque de carros de combate Garcia d Ávila (G 28) adquirido usado junto à Inglaterra e, mais ao fundo, o ex-contratorpedeiro Pernambuco (D 30) da classe Pará (ex-classe Garcia da Marinha dos EUA) desativados.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José da Silva

Meti o dedo nisso ai Nunão mas depois percebi também o Almirante Graça Aranha e duas embarcações menores a vante e a ré dele, sendo que um deles parece o Aspirante Moura.

luizblower

Bem vazia a base. Onde estão as Niterói. Uma tá no líbano, uma deve estar voltando…. as outras estão todas em operação com os Franceses?

E as Greenhalg, tudo mofando no Arsenal?

José da Silva

– Independencia deve estar voltando dos EUA
– Uniao voltando do Mediterraneo
– Liberal esta lá
– Defensora parada
– Niteroi participando das operacoes de seguranda dessa conferencia do GOVERNO MUNDIAL que esta no Rio.

aericzz

Esqueceu também do morimbundo NDD Rio de Janeiro, que perderá tal título no prox. dia 15 (tá lá na perna do F, transversal ao Garcia D’ávila).
Ei Galante, semana passada fiz o depósito da revista na conta do bradesco (ag. Méier), manda a minha, abçs.

José da Silva

Isso mesmo aericzz. Não notei ele entre o Garcia e o Ticonbuco 🙂

Quer dizer que o RJ vai embora mesmo. Bem, já cumpriu e muito bem sua missão já que durante decadas foi o nosso desejo ter navios doca e mesmo o Alamo e o Hermitage sendo já bem rodados deixam boas lições e um bom aprendizado para nós.

José da Silva

E eu continuo aqui (shipbuildingbr@gmail.com) aguardando a Primeira e agora a Última Tripulação do Rio de Janeiro.

juarezmartinez

Off topic: falando em NDD, onde anda o Ceará, ainda está vivo??

Grande abraço

Mauricio R.

Faltou a F-42 “Constituição”.
Tadinha, vai ver foi revogada.
Mas falando em NDD RJ, já dá p/ construir algo parecido por aqui, de preferência c/ convoo corrido, ou corremos o risco de adquirirem algum BPC tranqueira francesa???

daltonl

Se até a Russia está construindo “Mistral” sob licença, então acho que por aqui não temos condições ainda de construir algo semelhante,
de “convoo corrido” .

fragatamendes

Gostaria de saber se não seria melhor a MB fazer como a Marinha da India que comprou um NDD recentemente posto na reserva pela US NAVY.Será que os EEUU não tem mais alguns NDD mais novos para vender dois a nossa MB.Abraços do MENDES.

daltonl

Mendes… O ex USS Trenton, o mais novo da classe Austin, foi comprado pela India quando tinha “apenas” 35 anos de idade. Há outros 4 LPDs semelhantes na Reserva da US Navy e 2 deles estão na categoria “B”, o que significa que poderão ser reintegrados com certa facilidade, porém ambos estão com cerca de 43 anos e os outros 2 com 45 anos. Mesmo os LSDs, Ceará e Rio de Janeiro tinham “apenas” cerca de 33 anos quando chegaram ao Brasil. Adquirir navios com mais de 42 anos, que terão ainda mais quando um acordo de compra fossse assinado… Read more »

juarezmartinez

Mestre Dalton, uma opção viavel seria aguardar como vai a crise na Europa e aguardar um novo possível encolhimento de meios da RN e eles “cuspirem” outro Bay, mas, obviamente, teríamos que estar com a “guaica” forrada para cafifar a grana no caixa da Rainha.
Outra opção talvez fosse o Siroco Francês, o Chile ficou com o Foudre, quem sabe né….

Grande abraço