A agência de notícias semioficial iraniana Fars informa que o país começou a projetar seu primeiro submarino nuclear. O relatório obtido pela Fars nesta terça-feira cito o vice-chefe da Marinha encarregado de assuntos técnicos almirante Abbas Zamini, dizendo que o Irã começou a fase inical de concepção da embarcação de propulsão nuclear.

O almirante Zamini disse que o Irã desenvolveu tecnologia nuclear pacífica e tem tanto a capacidade quanto o direito de construir um submarino.

O Irã e o ocidente se opõem em relação ao programa nuclear de Teerã. Os EUA suspeitam que visa o desenvolvimento de tecnologia de armas, uma acusação que o Irã nega.

Teerã construiu internamente vários pequenos submarinos ao longo dos últimos anos. Passou por uma revisão recente um dos três submarinos russos não nucleares da classe Kilo comprados na década de 1990.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FLIGHTER

Se bobear, eles terminan antes do nosso…

FLIGHTER

Se bobear, eles terminan antes do nosso…

Mauricio R.

Óbvio que concluirão seu submarino nuclear antes de nós, afinal eles lá no Irã não tem essa de “parceria estratégica” c/ a França, p/ lhes atravancar o projeto.

Observador

Well, well, well… Mais provocação iraniana. Bomba atômica, mísseis balísticos e agora um submarino nuclear. Misture tudo isto e teremos um submarino estratégico. Uma arma da qual nenhum lugar estaria fora do alcance. É claro que entre a ameaça e a realidade existe um oceano difícil de atravessar. O Irã até pode conseguir construir um reator com tamanho e peso compatíveis com a submarino, mas construir este sem nenhuma ajuda externa é MUITO mais difícil. O desenvolvimento dos submarinos de bolso pouco ajudaria. Seria como se a Embraer se metesse a fazer um caça de quinta geração baseando-se no know-how… Read more »

Ivan

“Que mentira, que lorota boa!” O Iran pode até ter o direito de fabricar um submarino de propulsão nuclear, mas não tem a menor capacidade para tanto. É uma ‘lorota’ para consumo interno, se é que alguém por lá acredita ainda nestas palavras jogadas ao vento. Entretanto, se houvesse alguma racionalidade e objetividade nas ações de uma marinha iraniana, um objetivo que deveriam perseguir é fabricar sob licença um modelo de submarino diesel-elétrico russo com o Kilo, construir uma dúzia e ter capacidade de manter no mar ao menos um par, com outro par pronto para partir a qualquer momento.… Read more »