Destróier ‘Vice-almirante Kulakov’ escolta quinto comboio no Golfo de Aden

1

Integrante da missão anti-pirataria no Golfo de Aden, o destróier “Vice-almirante Kulakov”, da Frota do Norte da Marinha russa, foi reabastecido pelo navio de abastecimento “Ivan Bubnov”, da Frota do Mar Vermelho, e passa a escoltar o quinto comboio de navios mercantes.

O comboio consiste de dois navios de abastecimento, dois graneleiros e um navio de carga solta, com bandeiras do Panamá, Hong Kong e Arábia Saudita. A tripulação do navio russo irá escoltar os navios mercantes do sul do Mar Vermelho até um local desginado no Mar Árabe, passando pelo Golfo de Aden – um percurso de 1200 milhas. Todos os navios mercantes receberam a bordo equipes de fuzileiros russos a serviço do destróier. Ao longo da viagem, helicópteros Ka-27 farão voos de patrulha.

O “Vice-almirante Kulakov” deixou a base da Frota do Norte, em Severomorsk, em 6 de abril, e em maio iniciou a missão anti pirtaria no Golfo de Arden e próximo à região do Chifre da África. Ao longo da missão, o navio cobriu uma área de cerca de 13 mil milhas e escoltou 10 embarcações sob bandeiras das Ilhas Marshall, Malta, do Panamá, Turqia e Libéria.

Anteriormente, outros navios da Frota do Norte foram enviados à região e escoltaram comboios mercantes – o cruzador de propulsão nuclear “Petr Veliky”, e os destróieres “Severomorsk”, “Almirante Chabanenko” e “Almirante Levchenko”. Ao todo, foram escoltados 30 comboios com mais de 100 navios mercantes russos e de outras nacionalidades, e foi evitado o roubo de carga dos navios “Ocean Diamond” e “United Emblem”, atacados por piratas no Mar Vermelho e no Oceano Índico.

FONTE: NavalToday.com

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Os destroyers mencionados são todos “Udaloys”, o que reforça os boatos de que os “Sovrmennyy” que são até mais novos foram construidos em maior quantidade mas mesmo assim um nr menor foi mantido em serviço, não são tão confiáveis e tem passado mais tempo nos portos.

Mesmo um “idoso” destroyer da classe Kashin de 40 anos continua em serviço.

O “Kulakov” objeto do post está com 30 anos, mas este número é um tanto quanto enganoso, pois o mesmo passou 18 anos inativo, assim,
em teoria poderá ser mantido em serviço por muitos anos ainda.